Quais as vantagens de ser um país capitalista?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O sistema capitalista tem como principais vantagens:

  • liberdade econômica;
  • inovação tecnológica;
  • ampla concorrência entre as empresas.

Os principais países capitalistas do mundo são aqueles que têm as economias mais baseadas no mercado. Estes países tendem a ter mais liberdade em seus mercados, com menos regulamentações e intervenções governamentais. Os países capitalistas mais bem sucedidos são tipicamente encontrados na América do Norte e Europa.

As evidências ficam ainda mais explícitas: para reduzir a pobreza é necessário ter liberdade econômica. E liberdade econômica pressupõe livre comércio e livre iniciativa. A divisão do trabalho em escala global e a especialização da mão-de-obra são as características mais intrínsecas ao capitalismo global.

Considerado por muitos como o sistema político e econômico vitorioso, especialmente por conta do fato de que ele vigora na maior parte dos países ao redor do mundo e é o sistema que impera nos países mais importantes do mundo, o Capitalismo tem algumas características básicas.

A maior diversidade de produtos, a competitividade entre empresas e o aperfeiçoamento técnico da produção são algumas das vantagens do sistema capitalista. As desigualdades sociais, decorrentes da má distribuição de renda, e as crises econômicas são algumas das desvantagens do sistema capitalista.

Degradação ambiental: o sistema capitalista está ligado à produção em massa e o consumo na mesma proporção, com isso produz o lucro, para a obtenção de matéria-prima é preciso retirar da natureza diversos recursos. A exploração constante e desenfreada tem deixado um saldo de devastação profunda no meio-ambiente.

Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

No socialismo, o incentivo desempenha um papel mínimo ou é ignorado. Isto porque a economia é planejada de forma centralizada pelo governo. Não há preço, lucro ou propriedade privada. O incentivo não guia a atividade econômica, mas sim a arbitrariedade das pessoas no poder.

“A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias” Winston Churchill, nascido neste dia, há 147 anos.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

Estados Unidos

Estados Unidos
Apesar de os Estados Unidos (EUA) terem apresentado retração no PIB de 1,6% no primeiro trimestre de 2022, ele ainda ocupava o 1° lugar no ranking, sendo a maior economia do mundo. Nessa época, o Produto Interno Bruto do país equivalia a US$ 18,6 trilhões.

O capitalismo no Brasil vem, desde o período escravocrata, se caracterizando como um caso histórico de desigualdade social extrema. A renda média de 1 por cento de brasileiros mais ricos era, em 2016,102 vezes maior do que a renda média da parcela mais pobre.

O capitalismo beneficia a todos que estão na condição de consumidor. Enquanto o indivíduo está puramente na condição de trabalhador e empreendedor, o capitalismo é exigente e nem sempre recompensador. Se o empreendedor e o trabalhador estão no ramo errado, então o capitalismo será inclemente.

Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade.

O país adota uma forma de Capitalismo de Estado. Em 2018 foi considerado o 153º entre 180 países com mais liberdade econômica pela Heritage Foundation.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico majoritário no mundo atual.