Quais as vantagens da terceirização de serviços?

Perguntado por: aescobar3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

5 vantagens da terceirização para a sua empresa

  • Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  • Menos custos trabalhistas e despesas gerais. ...
  • Controle do fluxo de caixa. ...
  • Acesso a novos recursos. ...
  • Risco gerenciado.

DA TERCEIRIZAÇÃO
Maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade, redução do quadro direto de empregados.

Direitos não obrigatórios por lei como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Outro efeito deletério da terceirização é a redução do tempo de permanência no emprego e aumento da rotatividade da mão-de-obra terceirizada. Segundo o dossiê DIEESE/CUT, “a permanência no trabalho é de 5,8 anos para os trabalhadores diretos, em média, para os terceiros é de 2,6 anos.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

A importância da terceirização é cada vez mais notória. Terceirizar alguns setores da sua empresa também pode garantir uma maior redução de custos para o seu negócio. Isso porque você não precisa se preocupar mais com salários, impostos, encargos trabalhistas e demais despesas, que podem ser bem onerosas.

Entretanto, os tipos de terceirização podem ser agrupados em cinco grandes grupos:

  • terceirização operacional;
  • terceirização de manutenção e correção;
  • terceirização da produção e instalação;
  • terceirização de serviços profissionais.

Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os funcionários individualmente. Quando se terceiriza um trabalho, portanto, é estabelecida a chamada relação B2B, ou business to business (empresa para empresa).

E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada.

O trabalho terceirizado ocorre quando uma PESSOA JURIDICA (empresa) chamada TOMADORA contrata outra PESSOA JURIDICA (empresa) chamada de PRESTADORA DE SERVIÇO, a qual será encarregada por prestar um serviço empresarial ligado tanto à atividade principal (fim) da TOMADORA ou à atividade secundária (meio).

Se o que falta para você legalizar a sua prestação de serviço, ou mesmo se tornar dono do seu próprio negócio, é saber se PJ tem direito a férias, 13o salário e aposentadoria, saiba que sim.

A prestação de serviços pode ser não só de forma eventual, mas também habitual. Isto porque o § 2º do art. 442-B da CLT (alterado pela Lei 13.467/2017) dispõe que não caracteriza a qualidade de empregado prevista no art. 3º da CLT o fato de o autônomo prestar serviços a apenas um tomador de serviços.

Quem paga o salário do trabalhador terceirizado? Quando acontece de o trabalhador atuar na empresa cliente, a dúvida mais comum é quem, efetivamente, paga seu salário. Neste caso, sempre será a empresa que o contratou e registrou sua carteira, ou seja, a de terceirização.

O trabalhador que é contratado de forma terceirizada também tem direito a receber férias, 13º salário, aviso prévio, licença maternidade e paternidade, repouso semanal remunerado e depósitos do FGTS.

Então, acompanhe o nosso post!

  1. Vale-refeição. Essa modalidade de benefício é dada na forma de um valor mensal para auxiliar o colaborador na compra de suas refeições durante a jornada de trabalho. ...
  2. Vale-alimentação. ...
  3. Vale-transporte. ...
  4. Plano de saúde. ...
  5. Plano odontológico. ...
  6. Vale-cultura. ...
  7. Convênios de serviços.

5. Se os direitos são os mesmos, por que o trabalhador terceirizado é mais barato? A empresa contratante não tem mais os custos de admissão e demissão do funcionário, que passam a ser da terceirizada. Ela também não precisa mais se fazer provisão para arcar com custos de eventuais ações trabalhistas.

6 Vantagens da terceirização de indústria

  1. 1 – Economize tempo com a terceirização de indústria. Ganhe tempo com a terceirização de serviços. ...
  2. 2 – Tenha mais eficiência de produção. ...
  3. 3 – Reduza gastos com contratações. ...
  4. 4 – Reduza custos. ...
  5. 5 – Ampliar o Crescimento. ...
  6. 6 – Construir parcerias produtivas.

além de menos investimento em estrutura, a economia é uma vantagem clara da terceirização. O custo da empresa passa a ser menor e, mesmo sem muito investimento, o crescimento é contínuo.

A terceirização reduz custos, sim, mas isso decorre da especialização, já que as empresas que são especializadas em suas atividades são mais produtivas. Elas fazem mais com menos. Com custos menores, o preços para os consumidores podem cair.