Quais as tribos canibais no Brasil?

Perguntado por: edinis5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

No século XVI os rituais de canibalismo eram frequentes em pelo menos duas importantes tribos indígenas: os tupis e os tapuias.

Crê-se que as tribos na Papua Nova Guiné são dos grupos que mais praticam o canibalismo no mundo.

Esses 3 três países listados abaixo são só alguns dos lugares onde o canibalismo ainda é praticado, ainda que não de forma "casual".

  • Fiji. (Fonte: Atlas Obscura/Reprodução) ...
  • Índia. (Fonte: Qrius/Reprodução) ...
  • Papua-Nova Guiné ...
  • 6 dos tipos de sexo mais bizarros na natureza. ...
  • 7 serial killers que foram assassinados na prisão.

O Brasil é o país onde há mais isolados, e apenas um deles vive fora da Floresta Amazônica, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás.

Conheça a tribo Yawanawás, uma das mais selvagens do Brasil.

O hábito durou até o século 17, quando a catequização acabou com ele nos territórios controlados pelos colonizadores.

Isso significa que uma proteína adulterada passou a enganar as outras proteínas presentes no cérebro do canibal, causando danos no cerebelo definitivamente. Além disso, o canibalismo é uma prática que facilita o surgimento de doenças específicas para humanos.

Pode ser enquadrada no artigo 121, que presume que o canibalismo pode estar ligado a um homicídio, com a finalidade de consumo da carne humana. Pode ser punida pelo artigo 211, que criminaliza a destruição, subtração ou ocultação de cadáver.

Fiji. A prática do canibalismo é algo considerada crime em muitos países nos dias de hoje, mas há lugares onde comer carne humana ainda é praticado. A exemplo de Fiji, país localizado na Oceania. Lá, o canibalismo tem um longo histórico em suas ilhas, conhecidas como “ilhas canibais” até hoje.

Em uma das Ilhas Andamão, na Índia, os sentineleses são considerados como o povo mais isolado do planeta, vivendo em condições análogas às dos homens do Paleolítico. Seriam cerca de 250 pessoas.

É uma tribo conhecida pelo nome de Korowai, sendo os últimos a cometer o canibalismo no planeta. Eles situam-se em Papua-Nova Guiné, na Oceania. Esse pessoal é muito famoso pelos seus rituais macabros e casas levantas nas copas das árvores, ficando a 40 metros do chão.

Canibais de Garanhuns continuam cumprindo pena
De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização, o trio continua cumprindo as penas em regime fechado. Isabel e Bruna estão na Colônia Penal Feminina de Buíque, já Jorge Beltrão está na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as tribos que mais se destacam pelo número de habitantes são: Guarani: originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país.

1. Guarani. Primeiramente, os guaranis, que vivem no lado do Brasil, possuem três grupos: caiová, ñandeva e mbya. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira, é formada por guaranis.

O povo indígena com o maior território é o Yanomami, que vive relativamente isolado com uma população de quase 27.000 no Brasil e ocupa 9,4 milhões de hectares no norte da Amazônia.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Os Goitacazes tinham cabelo longo, mas raspavam o cabelo do alto da cabeça, eram ótimos nadadores e moravam em ocas fixas, em palafitas sobre as águas. Goitacás, significa para uns, nadadores e corredores, e para outros, grande comedor de gente.