Quais as três leis de Kirchhoff?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Três deles são: Nós: encontro de três ou mais fios. Malha: percursos fechados que se iniciam em um nó e voltam ao mesmo ponto. Ramo: trechos de circuitos – ou pedaço de fio – entre dois nós.

É a segunda lei de Kirchhoff: “percorrendo todos os lados de uma malha num mesmo sentido, a soma algébrica de todas as f.e.m. da malha é igual à soma dos produtos das resistências pelas intensidades de corrente”.

A lei de Pouillet afirma que a corrente elétrica nessas malhas corresponde à diferença entre as forças eletromotrizes e contraeletromotrizes, dividida pela soma das resistências elétricas de cada elemento presente na malha.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

A primeira lei de Ohm é a lei que determina a proporcionalidade entre a tensão elétrica e a corrente elétrica, resultando em uma resistência elétrica constante. Os circuitos elétricos são calculados por meio das leis de Ohm.

Usar essas correntes em vez das correntes de elementos como variáveis reduz o número de equações que devem ser resolvidas matematicamente. A análise nodal aplica a LKC para encontrar as tensões em cada um dos nós do circuito, enquanto a análise de malhas aplica a LKT para determinar as correntes desconhecidas.

a corrente total do circuito é igual à soma da corrente de cada dispositivo; quanto mais resistores estiverem em um circuito, menor é a resistência total — isso nos diz que a resistência total do circuito é menor do que a resistência de qualquer resistor.

A 2ª Lei de Kirchhoff, a chamada lei das malhas, trata das tensões em um circuito eletrônico. Ela diz que a soma das tensões em uma malha fechada é igual a zero.

A corrente i1 é igual a soma das correntes i2 e i3. Para termos certeza de que está certo também podemos aplicar a outra definição dada para a primeira lei de kirchhoff, que a soma das correntes i1, i2 e i3 devem ser igual a zero.

Entender o conceito de tensão, corrente e resistência elétrica é fundamental para dar os primeiros passos no mundo da eletrônica. Após o entendimento dessas grandezas e a aplicação da 1° Lei de Ohm é adquirida uma base fundamental para dar sequência aos estudos.

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

As leis de Ohm permitem calcularmos importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito. No entanto, essas leis só podem ser aplicadas a resistências ôhmicas, isTo é, corpos cujas resistências tenham módulo constante.

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

As Leis de Kirchhoff foram criadas e desenvolvidas pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887). Existem essencialmente duas Leis que Kirchhoff determinou: A Lei de Kirchhoff para Circuitos Elétricos e a Lei de Kirchhoff para Espectroscopia.

V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).

Substitua V /R por I na fórmula da potência: P = V(V/R) = V2/R. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = V2/P. Em um circuito paralelo, a tensão de uma ramificação é a mesma que a tensão total.

Fórmula de potência elétrica
Quando temos o valor da corrente elétrica e da diferença de potencial, podemos pensar na potência como: Pot = U * i, onde: U = diferença de potencial; i = corrente elétrica.

É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.

O que são Ohms:
Ohms são a relação entre a tensão de um volt e uma corrente de ampère. Um elemento condutor ou isolante, que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm, provocará uma queda de tensão de 1 volt a cada 1 ampère que passar por ele.