Quais as três funções do Espírito Santo?

Perguntado por: umata6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Aqui estão apenas alguns dos ensinamentos da Bíblia sobre o Espírito Santo.

  1. O Espírito Santo dá testemunho de Jesus Cristo (João 15:26) ...
  2. O Espírito Santo pode nos confortar (João 14:16-18) ...
  3. Devemos receber o Espírito Santo para entrar no reino de Deus (João 3:5)

O testemunho recebido antes do batismo, por aqueles que buscam a verdade sinceramente, vem por meio do poder do Espírito Santo. “O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”).

O Espírito Santo nos ajuda a saber o que é certo
Peça às crianças que pensem a respeito de algumas coisas que elas tenham feito e que sejam boas, como obedecer aos pais, ajudar outras pessoas e fazer as orações diariamente.

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

O Espírito Santo trabalha em perfeita união com o Pai Celestial e Jesus Cristo, cumprindo vários papéis para ajudar-nos a viver retamente e a receber as bênçãos do evangelho. Ele “dá testemunho do Pai e do Filho” (2 Néfi 31:18) e revela e ensina “a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5).

O Espírito Santo, um membro da Trindade, presta testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação.

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:19-23). O texto acima foi escrito pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Gálatas.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Confira quais são!

  1. Dedique um momento para oração.
  2. Leia a bíblia.
  3. Fique longe de toda negatividade.
  4. Pratique o bem ao próximo.
  5. Procure estar sempre na presença de Deus.

"Espírito Santo Consolador, concedei-me o dom da fortaleza. Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia, os tormentos das perseguições e as insídias do maligno. Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais, para que eu seja sinal de Teu amor e bondade.

Por causa das nossas fraquezas, nós não sabemos se o conteúdo das nossas orações está de acordo com a vontade de Deus. Assim, o Espírito Santo intercede por nós, e o faz com gemidos inexprimíveis que não se expressam em palavras.

Quando nos tornamos prisioneiros do Espírito, é ele quem nos conduz, leva-nos adiante e nos dá forças para passarmos pelas tribulações e dificuldades. Muitos podem até se enganar, achando que uma pessoa que tem o dom e a unção do Espírito não conhecem as tribulações e dificuldades.