Quais as três funções básicas da governança?

Perguntado por: areis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas, alinhadas às tarefas sugeridas pela ISO/IEC 38500:2008: (a) avaliar o ambiente, os cenários, o desempenho e os resultados atuais e futuros; (b) direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e ...

A fim de aumentar a confiança e a credibilidade da sua organização, é preciso seguir os 4 princípios da governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa).

Quais são os 4 pilares da Governança Corporativa?

  • Transparência. O primeiro pilar da governança é a transparência. ...
  • Equidade. Já a equidade diz respeito ao tratamento equânime de todos os agentes da empresa e terceiros que se relacionam com a companhia. ...
  • Prestação de contas. ...
  • Responsabilidade corporativa.

Os 5 modelos de governança corporativa

  1. Modelo Japonês. O modelo japonês de governança corporativa é conhecido por ser um sistema que enfatiza a colaboração entre empresas e seus stakeholders, incluindo acionistas, trabalhadores e fornecedores. ...
  2. Modelo Alemão. ...
  3. Modelo Anglo-Saxão. ...
  4. Modelo Latino-americano. ...
  5. Modelo Latino-europeu.

A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.

São elas: Transparência: gestão clara para agentes internos e externos. Eficiência: decisões com a finalidade de possibilitar o crescimento sustentável da empresa. Estado de direito: que permite a validação das normas segundo as leis de um estado democrático.

A Governança Corporativa é importante porque é um conjunto de regras e boas práticas para nortear as decisões dentro da organização, auxiliando na transparência das ações. Isso tudo, é claro, passa mais credibilidade e ajuda a alcançar maiores resultados.

A essência da governança corporativa está na transparência, havendo clareza quanto aos seus atos tanto para o público interno quanto externo. Interessante observar que esse é um dos valores mais importantes de uma instituição atualmente, seja ela qual for, o que é próprio de um mundo cada vez mais aberto e globalizado.

A estrutura de governança e gestão disciplina como a empresa se organiza e funciona, considera o conjunto de atribuições, responsabilidades, autoridades distribuídas às instâncias de governança e gestão, a interação entre as instâncias externas e internas e sua integração com a Arquitetura de Governança e Gestão.

A governança corporativa se baseia em quatro princípios que, quando aplicados, facilitam as tomadas de decisões e fortalecem uma imagem mais positiva e eficiente da empresa, tanto interna quanto externamente. Esses pilares são equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança) define práticas de sustentabilidade defendidas pelo mercado financeiro.

equidade; prestação de contas (accountability); responsabilidade corporativa.

Confira como algumas práticas de GRC (Auditoria, Compliance e Gestão de Riscos) se relacionam com os 4 pilares de Governança (Transparência, Equidade, Accountability e Reponsabilidade Corporativa): Auditoria.

Quais são os princípios básicos da governança corporativa?

  1. 1 – Transparência. Ela já é um princípio autoexplicativo, uma vez que consiste na divulgação de dados e informações francas para as partes envolvidas de maneira geral. ...
  2. 2 – Equidade. ...
  3. 3 – Responsabilidade corporativa. ...
  4. 4 – Prestação de contas.