Quais as tendências de comportamento que mais influenciam o consumo?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Há aqueles que sentem necessidade de aceitação social e, para isso, fazem o possível para comprar marcas de moda e grifes famosas, independentemente do preço pago. Ambos, são claros exemplos de fatores psicológicos que influenciam o comportamento do consumidor.

Opiniões de amigos e familiares
As pessoas mais próximas, muitas vezes, são as que mais influenciam no comportamento de consumo. Afinal de contas, os familiares e amigos são pessoas de nossa confiança. Por isso, a opinião deles é muito valiosa!

Há algum tempo os produtos personalizados e artesanais vêm ganhando destaque, se tornando uma tendência cada vez mais admirada pelo consumidor. O desejo por ter produtos únicos faz com que os compradores se encantem por produtos feitos à mão ou vindos de culturas mais regionais.

Os fatores internos incluem a biologia, a personalidade, os valores e as crenças de uma pessoa, enquanto os fatores externos incluem o ambiente, a cultura, a educação e as experiências de vida. Um dos principais aspectos do comportamento humano é a capacidade de aprender e mudar.

A busca pelo bem-estar físico e mental sempre aparece nas tendências de consumo, e não poderia faltar em 2022. Afinal, o mundo vive um momento de superação da crise, ainda que gradual, e de novas perspectivas para um pós-pandemia.

Os consumidores se preocupam mais com seus hábitos e também com o tipo de produtos que consomem. Essa onda sustentável foi reforçada pela pandemia. No mundo pós-pandemia, a tendência é que a responsabilidade e a consciência na produção de produtos e no consumo se torne ainda mais importante.

Tendências de consumo: insights que podem gerar preocupação ou oportunidades para seu negócio

  • Transparência em evidência.
  • Micro-influenciadores impulsionando vendas.
  • Posicionamento importa mais do que nunca.

Resposta. Os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor são os fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos.

No segmento de vestuário, a moda possui um papel fundamental neste sentido, criando e renovando tendências a uma velocidade acelerada no intuito de despertar o desejo dos consumidores. Os preços mais acessíveis dos produtos, também são um incentivo ao consumo.

Inovação disruptiva é um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior. Essa superioridade precisa ser percebida pelos consumidores, por ser mais acessível, simples ou conveniente.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

Quais fatores que influenciam a compra?

  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Como principal resultado, observou-se que a atratividade está associada significativamente aos atributos preços, condições de compras, lojas, produtos e atendimento; sendo que a localização apresentou-se como o atributo menos expressivo na opinião dos consumidores consultados.

As novas tecnologias oferecem mais oportunidades de criar relacionamentos e fidelizar os consumidores, que agora têm voz para divulgar e defender marcas e empresas que os satisfazem e agradam. Por isso, podemos dizer que nunca antes a tecnologia e o comportamento se relacionaram de maneira tão próxima.