Quais as sequelas que pode causar a hidrocefalia?

Perguntado por: lcustodio . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.

A hidrocefalia infantil aguda é uma doença muito perigosa que pode evoluir rapidamente e levar ao coma e até a morte. Entretanto, a hidrocefalia também pode se desenvolver de forma um pouco mais lenta e progressiva dependendo da causa.

Em crianças um pouco maiores e em adultos causa dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e vômitos. Todos os sintomas são comuns em portadores de hidrocefalia – doença que pode ocorrer em qualquer fase da vida do paciente, porém com maior incidência em recém-nascidos e lactentes.

Na maior parte das vezes, a hidrocefalia não tem uma cura definitiva. No entanto, ela pode ser controlada e tratada por cirurgia, feita por um neurocirurgião.

Se não for tratada precocemente e da forma adequada, a doença pode provocar complicações como deficiência intelectual e retardo do desenvolvimento mental e físico.

Quem tem Hidrocefalia recebe algum benefício do INSS? Sim, pessoas com hidrocefalia que atendem aos requisitos podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) por deficiência ou a aposentadoria por invalidez, desde que comprovem incapacidade para o trabalho e/ou vida independente.

A hidrocefalia aguda é uma doença muito perigosa que pode evoluir rapidamente e levar ao coma e até a morte. Entretanto, a hidrocefalia também pode se desenvolver de forma um pouco mais lenta e progressiva dependendo da causa.

Os cuidados diários com uma criança com hidrocefalia podem incluir a administração de medicamentos prescritos pelo médico para controlar a pressão intracraniana, a observação cuidadosa dos sintomas e sinais de aumento da pressão intracraniana, a verificação regular do diâmetro da cabeça da criança e o monitoramento da ...

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula.

Com o tratamento precoce apropriado, no entanto, muitas pessoas com hidrocefalia levam uma vida normal com poucas limitações.

O tratamento padrão atual para a hidrocefalia é a implantação cirúrgica de uma válvula. Uma válvula redireciona o líquido cefalorraquidiano para outra parte do corpo. Essa técnica permite que os ventrículos aumentados do cérebro retornem a um tamanho mais normal, em um esforço para aliviar os sintomas da hidrocefalia.

Hidrocefalia adquirida
Nesse caso, dentre os principais sintomas apresentados, destaca-se as dores de cabeça constantes, náuseas e vômitos, perda do apetite, sonolência, alterações de personalidade, incluindo irritação, problemas visuais, convulsões, incontinência urinária e dificuldade para caminhar.

“Mesmo aqueles que já possuem válvula, podem ser submetidos à retirada das mesmas após neuroendoscopia”. Esse tipo de cirurgia de alta complexidade tem um custo estimando em torno de R$ 20 mil nos hospitais privados. “Isto prova que é possível se fazer bom uso da verba disponível no SUS.

A hidrocefalia comumente se manifesta no nascimento, porém pode ocorrer também no transcurso da vida. Esta é chamada de hidrocefalia adquirida.

Conclusão dos autores: Baixas doses de acetazolamida podem reduzir a hiperintensidades de substância branca periventriculares da HPN e melhorar sintomas de marcha em casos de HPN idiopática.

A recuperação em geral é rápida e os benefícios da cirurgia são notados de imediato: como redução dos sintomas, redução do tamanho da cabeça e, muitas vezes, melhora nos parâmetros do desenvolvimento neuropsicomotor podem ser notadas já com 1 mês após o tratamento.

Enquanto que nas crianças mais velhas, os sinais costumam ser dor de cabeça; dificuldades para enxergar (visão turva ou dupla) e para acordar ou permanecer acordado; letargia ou sonolência excessiva; náusea ou vômito; equilíbrio instável; aumento anormal da cabeça; má coordenação; falta de apetite e convulsão.

A hidrocefalia é diagnosticada através da avaliação neurológica clínica e estudo de imagens craniais tais como ultra-sonografia (US), tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) ou técnicas de vigilância de pressão entre outros.

Acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais dos idosos comprime o cérebro e prejudica o desempenho de suas funções. Nos idosos com hidrocefalia de pressão normal (HPN), o excesso de líquido encefalorraquidiano comprime o cérebro e prejudica o desempenho de suas funções.

Hidrocefalia pode causar dificuldades motoras e perda de memória em idosos, mas tem tratamento | Hospital Sírio-Libanês.

Prevenção. Não existem formas de prevenir a hidrocefalia, porém alguns cuidados ajudam a evitá-la: Na gravidez, é bastante importante que seja feito todo o acompanhamento pré-natal, pois ajuda a reduzir os riscos de o trabalho de parto ocorrer prematuramente, o que é um fator que pode causar a hidrocefalia.