Quais as sequelas do amarelão?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Caso o paciente tiver indicação de tratamento , seja fototerapia ou exsanguineotransfusão, e não realiza-lo , pode evoluir para uma doença neurológica com graves sequelas , conhecida como encefalopatia de Kernicterus, ou ir a óbito.

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.

Ciclo de Vida
Estas podem viver até 7 dias no ambiente, quando amadurecem e são capazes de infectar um hospedeiro. As larvas atravessam a pele e entram na corrente sanguínea, até chegar aos pulmões, onde perfuram os alvéolos e sobem pela traqueia. Daí passam a faringe, são engolidas e chegam aos intestinos.

O famoso banho de carrapicho é nada mais do que um banho feito com chá de picão preto. Esse banho com o chá de picão preto é muito utilizado em bebês recém nascidos que costumam ter icterícia.

O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do médico e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser usados de acordo com a recomendação, mesmo que não existam mais sinais e sintomas aparentes. Conheça outros remédios para parasitas.

Quase todos os recém-nascidos têm icterícia fisiológica. Ela normalmente surge dois a três dias após o nascimento (a icterícia que surge nas primeiras 24 horas após o nascimento pode ser devida a um distúrbio grave). A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Caso o paciente tiver indicação de tratamento , seja fototerapia ou exsanguineotransfusão, e não realiza-lo , pode evoluir para uma doença neurológica com graves sequelas , conhecida como encefalopatia de Kernicterus, ou ir a óbito.

A complicação da icterícia neonatal
A pele amarelada do bebê quando não tratada leva a complicações. A bilirrubina em concentrações elevadas é lesiva ao cérebro do bebê, instalando-se o quadro de encefalopatia bilirrubínica aguda com letargia, hipotonia, sucção débil e até crises convulsivas nos primeiros dias de vida.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

A icterícia é muito comum, pode aparecer em até 80% dos recém-nascidos e, na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário e a icterícia irá desaparecer espontaneamente. Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia.

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

No caso da icterícia patológica, o mais comum é a fototerapia. Super eficaz e simples, o tratamento fototerápico consiste em submeter o corpinho do bebê pelado a luzes fluorescentes, também chamado de “banho de luz”.

Quando se instala no intestino delgado, pode provocar dores abdominais, diarreia (com sangue ou não), perda de apetite, enjoo e vômito. Esses vermes provocam nos seres humanos grande perda de sangue, uma vez que utilizam o sangue como alimento e podem provocar feridas ao se fixarem.