Quais as sequelas de uma picada de cobra jararaca?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

As complicações mais importantes são infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada. Pode haver sangramentos no local da picada ou distante dele (gengivas, nariz, outros locais).

A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

É recomendado o repouso de 10 à 14 dias após a picada de cobra.

Uma vez manifestados, os efeitos neurotóxicos do veneno são dificilmente revertidos, podendo durar de 3 a 6 dias.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

O soro será administrado, em AMBIENTE HOSPITALAR, seguindo as doses indicadas pelo médico, em infusão lenta, entre 20 e 60 minutos, pois pode causar reações alérgicas, algumas delas graves.

Em suma, as mãos e os braços são as partes do corpo mais comumente picadas por cobras.

O Instituto Butantan destaca que as cobras jararacas possuem desenhos em forma de ferradura na lateral do corpo do animal, com cores geralmente mais escuras que no restante do corpo. Uma das características que difere as espécies de cobras jararacas é quanto à tonalidade da pele da serpente.

Descubra cinco plantas amazônicas que ajudam no tratamento de picadas de serpente

  1. Cipó de Tracuá (Philodendron megalophyllum) ...
  2. Goiaba-de-anta (Bellucia dichotoma) ...
  3. Macaporanga (Aniba Fragrans) ...
  4. Verônica (Connarus favosus) ...
  5. Barbatimão (Plathymenia reticulata)

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno. Possui uma dieta composta principalmente por pequenos mamíferos, aves e anfíbios.

As jararacas não são animais que vão atacar por vontade própria. Elas são defensivas, ou seja, atacam quando se sentem ameaçadas. Assim como as outras cobras brasileiras, como a sucuri e a jiboia, a jararaca é um animal muito inteligente e até o veneno dela faz parte dessa inteligência.

O artigo 32 considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Para essa situação, a lei fala em pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

No caso de picada de inseto ou animal peçonhento, deve-se lavar o local com água e sabão e elevar o membro onde está a picada. Não fazer torniquete, cortes ou passar nenhuma substância no local, e levar a pessoa imediatamente ao hospital.

A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

  • Dar ovo batido cru ao animal;
  • Dar gema de ovo crua;
  • Dar clara de ovo crua batida;
  • Leite gelado;
  • Oferecer quiabo cozido somente em água;
  • Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  • E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

Com o decorrer do tempo, as enzimas tóxicas das cobras atuam sobre a fibrina – uma proteína fundamental para se fazer um coágulo –, diminuindo sua quantidade e prejudicando sua qualidade. Logo, começam impedir a coagulação do sangue que corre nos vasos do corpo.

O que fazer em caso de acidente com serpentes
Manter o paciente hidratado. Procurar o serviço médico mais próximo. Se possível, levar o animal para identificação.

O local da picada deve ser lavado com água e sabão. Na medida do possível, deve-se evitar que a pessoa ande ou corra, ela deve ficar deitada com o membro picado elevado. Não se deve fazer o uso de torniquetes (garrotes), incisões ou passar substâncias (folhas, pó de café, couro da cobra etc.) no local da picada.

A jararaca é uma cobra venenosa do gênero Bothrops presente em todo o território nacional, segundo o biólogo Tobias Kunz, especializado no estudo de répteis. Ele explica que há mais de 30 espécies do gênero Bothrops espalhadas no Brasil que podem ser chamadas genericamente de jararaca.