Quais as sequelas da clavícula quebrada?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A clavícula quebrada (fraturada) pode ser identificada facilmente por meio de alguns sinais e sintomas, como dor e inchaço local, dificuldade para levantar o braço, devido à dor, aumento da sensibilidade no local e hematoma, em alguns casos. Além disso, é possível perceber uma deformação na região da clavícula.

Complicações: infelizmente como em todos os procedimentos cirúrgicos existe um pequeno risco de complicações como: diminuição da sensbilidade inferior a incisão, lesão neurovascular, infecção, problemas de cicatrização da ferida, rigidez do ombro e risco anestésico.

Mas, entre os sintomas mais comuns estão o inchaço do local, dor no ombro intensa, dificuldade para movimentar o braço, presença de hematoma em alguns casos e sensação de estalo no local. Em geral, o ombro do lado fraturado fica mais caído que o outro e a pessoa tende a inclinar a cabeça para compensar o incômodo.

Olá, na grande maioria das vezes, não há nenhum problema atividades leves como caminhada durante o período de consolidação de uma fratura de clavícula.

A fratura de clavícula leva em média 3 meses para uma consolidação total. Para voltar a trabalhar com pesos o retorno é em média 5 meses.

Geralmente não causam problemas funcionais as fraturas de clavícula consolidadas. As fraturas de clavícula do terço médio, podem causar dor ou déficit de função se não consolidar ou consolidar com encurtamento.

Osso Colado – Consolidação Clínica
A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

A cirurgia de fixação da clavícula é um procedimento seguro, com baixos riscos de complicações . Os eventos mais comuns costumam ter menor gravidade e serem transitórios. Um deles é uma alteração de sensibilidade na pele próximo à incisão, chamada área de parestesia , que pode existir em alguns pacientes.

Placas e Parafusos
Após a cirurgia, o paciente pode perceber um pequeno pedaço de pele sem sensibilidade abaixo da incisão. Esta dormência vai se tornar menos perceptível com o tempo. Não há uma grande quantidade de gordura ao longo da clavícula, por isso pode se sentir a placa através da pele.

Quebrei a clavicula esquerda a quase dois meses já posso trabalhar? Você precisa realizar exames de imagens para verificar se já consolidou. Se sim, já pode retornar às atividades laborais.

O retorno para atividades físicas após fraturas de clavícula dependem do tempo de pós operatório, das avaliações sequenciais pelo cirurgião, das avaliações radiografias para consolidação da fratura, ou seja, existem muitas variáveis para o retorno a atividades como musculação.

Levando em conta que no início do tratamento o paciente ainda apresenta dor e edema no local da fratura, o fisioterapeuta pode utilizar técnicas como gelo, infravermelho, laser, ultrassom e estimulação elétrica nervosa transcutânea para auxiliar no alívio dos sintomas e estimular, aos poucos, o local da lesão.

Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Em geral, após uma cirurgia de fixação de uma fratura de clavícula, é possível movimentar o braço no pós-operatório imediato, quando a dor permitir.

Quanto tempo deve ser utilizada uma tipóia? O tempo de uso da tipoia varia muito de acordo com a sua indicação. Nos casos de cirurgias de manguito rotador e luxações do cotovelo, o tempo médio de uso são de 4 semanas.

As posições recostada e de barriga para cima são as mais indicadas para dormir com o ombro quebrado, mas se você não conseguir, pode dormir de lado. No entanto, nunca sobre o lado operado. E a dica é colocar um travesseiro entre os joelhos.