Quais as representações hexadecimais dos inteiros?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O sistema hexadecimal é um sistema numérico posicional onde as quantidades são representadas pela base aritmética do número dezesseis porque usa 16 símbolos (números e letras) diferentes, eles são: Dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9; Letras: A, B, C, D, E, F.

Conversão de decimal para hexadecimal
Para converter um número decimal em hexadecimal realiza-se a divisão sucessiva por 16 (base do sistema hexadecimal), semelhante à conversão de decimal para binário. O resultado é lido da direita para a esquerda a partir do último quociente. Assim. 438 é igual a 1B616.

Explicação: Portanto, a informação binária 1011 1001 1000 equivale a B98 na representação no sistema hexadecimal.

Trata-se de um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, sendo assim, utilizando 16 símbolos. Este sistema utiliza os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 do sistema decimal, além das letras A, B, C, D, E e F.

Elemento designativo de seis (ex.: hexadáctilo).

Os programadores usam hexadecimais porque fica muito mais fácil de converter o número pra binário. Em outras palavras, é muito mais fácil saber quais os bits de um número hexadecimal do que de um número decimal.

Ou seja, multiplicando 10×1 = 10. E, qualquer número elevado a 1 é igual a ele mesmo. Então, 5 x 16 = 80. Como resultado, o número decimal é igual a 90.

O bit é representado pelos números 1 ou 0, normalmente entendidos como “ligado e desligado” ou “sim e não”, quando na verdade eles representam a passagem ou não de corrente elétrica.

Usando o sistema hexadecimal
Em 1963, foi a empresa IBM que introduziu esse sistema de numeração pela primeira vez. O computador Bendix G-15 fez o mesmo em 1956, mas em vez de usar as letras de A a F, eles usaram as letras de U a Z. Este computador foi criado pela Bendix Corporation de Los Angeles, Califórnia.

Para converter um número binário para hexadecimal, basta separar o número binário da direita para a esquerda em grupos de quatro bits em seguida, converter cada conjunto em um algarismo hexadecimal correspondente, se não for possivel formar um grupo de quatro bits, completa-se o grupo com zero na esquerda, ou seja, por ...

Em binário, o número par termina em 0 e o ímpar em 1. Assim determina-se o algarismo da direita, pela simples divisão do número por dois; se o resto for 0 (número par) o algarismo da direita é 0; se o resto for 1 (número ímpar) o algarismo da direita é 1.

A representação hexadecimal do número inteiro 1348 é igual a: Alternativa A) 544.

Por fim, o sistema hexadecimal possui 16 símbolos ou dígitos, portanto é de base 16. Seus dígitos incluem de 0 a 9 (com o sistema decimal) junto das letras A, B, C, D, E e F.

Para converter um número hexadecimal para decimal, basta multiplicar cada digito pelo seu valor de posição e somar os resultados.

Cada cor tem 256 tonalidades. No hexadecimal, elas são definidas por números e letras, que vão de 0 até 9 e de A até F. Por exemplo, o código #FF0000 indica tonalidade máxima de vermelho e nada de verde nem de azul. Ou seja, essa é a cor vermelha.

Com esse recurso de letras, conseguimos representar conjuntos de bytes tranquilamente. Por exemplo, o número decimal 79, cuja representação binária é 01001111, pode ser reescrito como 4F em Hexadecimal ( 4 = 0100, F = 1111).

Acesse o site https://imagecolorpicker.com em um computador, smartphone ou tablet. Essa é uma ferramenta gratuito que pode identificar o código hexadecimal de qualquer cor em uma imagem enviada.