Quais as regras do Seguro-desemprego 2022?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa. - Ao solicitar o benefício pela segunda vez: O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 9 salários nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Para a primeira solicitação do seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter trabalhado em regime CLT no mínimo de 12 meses (não precisa ser do último emprego, é a soma do tempo trabalhado). Para a segunda solicitação é preciso que o último emprego em regime CLT tenha tido tempo mínimo de 9 meses.

O seguro-desemprego é o auxílio financeiro do governo ao trabalhador com carteira assinada, demitido sem justa causa ou de forma indireta. O valor desse benefício não pode ser inferior a um salário mínimo, R$ 1.212,00, agora em 2022, e nem maior que o teto de R$2.106,08.

Posso somar o tempo de mais de um emprego para receber o Seguro Desemprego? Sim.

Com a sanção da lei sobre o seguro-desemprego, os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa têm direito ao benefício após terem trabalhado pelo menos 12 meses seguidos. A regra anterior previa seis meses de trabalho.

Caso seja a terceira solicitação em diante, o trabalhador deve: Ter trabalhado no mínimo 6 meses para receber 3 parcelas; Ter trabalhado no mínimo 12 meses para receber 4 parcelas; Ter trabalhado no mínimo 24 meses para receber 5 parcelas.

A taxa de desemprego do Brasil caiu para 8,1% no trimestre encerrado em novembro de 2022. Esse é o menor nível encerrado desde abril de 2015, quando estava no mesmo patamar. A última vez que ficou abaixo deste patamar foi no 1º trimestre de 2015, quando foi de 8%.

- Para solicitar pela segunda vez, precisa ter trabalhado por 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à demissão. - Para solicitar pela terceira vez e nas demais, precisa ter trabalhador no mínimo 6 meses. O prazo entre um pedido de seguro outro deve ser de, pelo menos, 16 meses.

O que eu recebo? Se for demitida antes dos 90 dias, tem direito a 13º salário e férias acrescidas de um terço, ambos proporcionais, salário-família, FGTS COM MULTA DE 40%, dias trabalhados e também metade dos dias que faltavam para terminar a experiência (artigo 479 da CLT).

1- O que significa ter a carteira de trabalho suja? Carteira de trabalho suja é quando alguém tem dificuldade de conseguir um novo emprego, por causa de algo escrito na carteira. Não existe uma regra clara dizendo que se você tiver isso ou aquilo na carteira, não vai conseguir um emprego.

O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 9 salários nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa. - Ao solicitar o benefício pela terceira vez ou mais: O trabalhador deverá ter recebido ao menos 6 salários nos meses imediatamente anteriores à data da dispensa.

4 parcelas se tiver trabalhado 12 meses; 5 parcelas se tiver trabalhado 24 meses.

Para a População Desocupada (PD) são contabilizadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão à procura de um. Já a População Economicamente Ativa (PEA) inclui todas as pessoas desempregadas e empregadas. O cálculo da taxa de desemprego é feito como na fórmula: Taxa de desemprego = [PD ÷ PEA] x 100%

O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

Comentário: Taxa de desocupação é o percentual de pessoas desocupadas, na semana de referência, em relação às pessoas na força de trabalho nessa semana: [pessoas desocupadas / pessoas na força de trabalho] x 100.