Quais as regras do Pife?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O jogo Pife é jogado com dois a oito participantes, que jogam de forma individual.

  • Jogadores - 2 a 8.
  • Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.
  • Distribuição - 9 cartas para cada participante.
  • Objetivo - Fazer trincas e/ou sequências para bater.

Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida. E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Comece com 0 e, conforme cada carta é virada, adicione-a ao seu registro.

  1. Cartas de 2 a 6 têm um valor de +1.
  2. Cartas de 7 a 9 não têm nenhum valor.
  3. Cartas no valor de 10 têm um valor de -1.
  4. Ases também têm um valor de -1.

Assim sendo, blefar sobre as condições de suas cartas não alertando os oponentes sobre o seu pife pode ser bom para que eles não percebem que cartas você precisa para ganhar o jogo. Vantagem: Os oponentes ficam confusos sobre o seu jogo, e acabam passando as cartas necessárias.

Enquanto o Pife utiliza os curingas do baralho, a Cacheta usa as cartas dos naipes para determinar um novo curinga a cada rodada. Além disso, o primeiro gera um vencedor ao fim de cada partida, enquanto o segundo tem um vencedor ao fim de um número de partidas determinado com pontos.

Regras gerais. Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família. Existem famílias reais e famílias alternadas.

Basicamente, usa-se um baralho completo, com 52 cartas e, a partir disso, é necessário fazer um monte com sete cartas, colocando-o virado para baixo na mesa, depois um com seis cartas colocado da mesma forma à esquerda do primeiro, e assim sucessivamente até um último monte de apenas uma carta.

O curinga poderá ser usado como qualquer carta do jogo. Se o curinga for descartado na mesa só poderá ser usado como carta comum, nunca como curinga. Quando um jogador estiver por uma carta para bater ele pode furar a fila, ou seja, pode comprar uma carta do "lixo" para bater fora de sua vez.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

O Poder Curinga possibilita uma vantagem a um jogador toda semana durante o jogo. Para conseguir o poder, os participantes dão lances através de um “leilão” com estalecas no confessionário. O maior lance leva o poder. Em caso de empate nos lances, quem fez primeiro fica com a vantagem.

Contar cartas não é ilegal, mas é uma prática mal vista em todos os cassinos e muitos tentam impedi-la. Contando, é possível prever com maior precisão a mão seguinte, diminuindo a vantagem que a casa naturalmente tem sobre os jogadores. O banimento vale apenas para o blackjack e Affleck pode participar de outros jogos.

Dicas dos jogadores Cacheta
Uma derrota honesta vale muito mais que uma vitória desleal. Respeite seus adversários e será respeitado. sempre espere curingas falsos quado você estiver 2 opções de liga para armar, os corigas falsos sempre são descartados sem medo...

Os 4 Naipes
Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real). Mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (valete ou cavalheiro, em inglês), Q de queen (rainha) e K de king (rei).

Para as tradições ocidentais, os elementos são em número de quatro: a água, o ar, o fogo, a terra.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Obs: Curinga somente nas sequencias, valendo também 2 curingas e uma carta normal. Bater o Jogo: O jogador que primeiro conseguir montar jogos com todas as suas cartas ganhará a partida, devendo sobrar uma carta, além das 9 cartas, para descarte.

*uma canastra suja pode se transformar em limpa quando o 2 utilizado como curinga consiga se mover para a posição de 2, sendo o 2 do mesmo naipe que o restante das cartas da canastra.

O primeiro jogador compra uma carta do maço e tenta formar o jogo (e, se possível, bater). Esse jogador descarta uma carta, dando início a lixeira. O próximo jogador escolhe se compra uma carta do monte ou da lixeira. O jogo prossegue até faltar apenas uma carta para algum jogador bater.

As figuras usadas atualmente têm origem na França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”).