Quais as regiões do corpo mais afetadas por lesões?

Perguntado por: dferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O presente estudo buscou avaliar também as regiões do corpo mais afetadas por lesões com a prática do treinamento resistido, sendo relatada uma maior freqüência no ombro (27%) e lombar (20%), que foram seguidos por joelho (9%), costas (7%), coluna (6%), coxa (6%) e cotovelo (4%).

Se a compressão não for aliviada, uma lesão por pressão pode se desenvolver em 3 a 4 horas. Isso ocorre mais comumente ao longo do sacro, tuberosidades isquiáticas, trocanteres, maléolos e calcanhares, embora as lesões de pressão possam se desenvolver em qualquer local.

Geralmente, as lesões provocadas por esportes podem ser divididas em quatro categorias:

  • Esforço excessivo.
  • Trauma por impacto (por exemplo, quedas e placagens)
  • Fraturas. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso. ...
  • Entorses (lesões nos ligamentos) e estiramentos (lesões musculares)

No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.

Diversos fatores podem ocasionar uma lesão, sendo eles provocados por agentes externos, como a picada de um inseto, um corte, uma pancada, queda ou qualquer outro que cause algum tipo de dano ao corpo. Porém, as lesões também podem ser causadas por doenças.

De modo geral, as lesões em atividades físicas mais comuns são estiramentos musculares, cãibras, entorses e inflamações nos tendões.

Quais esportes causam mais lesões?

  • 1) Corrida.
  • 2) Futebol e Futsal.
  • 3) Basquete.
  • 4) Natação.
  • 5) Tênis.

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

O trauma ortopédico de forma geral engloba estes quatro tipos de lesão, a contusão, a entorse, a luxação e a fratura. Elas podem ocorrer a depender do mecanismo e da energia do trauma.

O mencionado artigo prevê 4 formas de lesão corporal: lesão leve, grave, gravíssima e seguida de morte, conforme detalhado no carrossel.

Embora as lesões por pressão possam ocorrer em qualquer área corporal submetida ao excesso de pressão (Figuras 2, 3, 4 e 5), as localizações mais comuns são a região sacral e os calcâneos, devido ao posicionamento frequente do paciente com déficit de mobilidade em decúbito dorsal (supina) ou posição ventral (prona).

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Como fazer a prevenção de lesões?

  • Faça aquecimento e alongamento.
  • Respeite os limites do seu corpo.
  • Sempre faça atividades com orientação de profissionais.
  • Faça avaliação médica antes de começar.

Ao descrever as lesões devemos nos atentar a alguns parâmetros como: número, coloração, superfície, contorno, implantação, consistência, tamanho e localização. Além disso, é importante descrever a lesão fudamental (abaixo).

Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

Fraturas, entorses, luxação e contusão são lesões traumáticas muito comuns e podem ser causadas por quedas em casa, acidentes de trânsito, traumas esportivos ou até mesmo em situações do nosso cotidiano como uma pisada em falso, por exemplo.

1º passo - Pare a atividade para não agravar a lesão. 2º passo - Coloque uma atadura para limitar os danos e atenuar a dor. 3º passo - Mantenha o membro lesionado elevado para evitar inflamações. 4º passo - Esfrie a região lesionada por 20 minutos para evitar inchaço.