Quais as qualidades de Oxum Opará?

Perguntado por: acorte9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta. Tem ligação com Ògún e Oyá. Usa a adákò (espada curta) e o abèbè (leque). Seu número é o 5 (odù Òsé - intuição).

Simbologia: Oxum Opará é representada pela adá (espada curta).

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Abebê Oxum Opará Pedra Amarela.

Dentre alguns exemplos de Exus da linha de Oxum, estão eles: Toquinho da Calunga. Caverinha. Calunguinha.

Além de nascimento de Luiz Gonzaga (consequentemente o dia nacional do Forró), 13 de dezembro também é dia do marinheiro e de Santa Luzia. Santa Luzia é sincretizada com Oxum Opará, a forma mais guerreira da mãe das águas doces.

Saudação: "Ora iê iê ô". Cores: dourado, azul e branco.

Oxum Opará então é a figura da mulher guerreira, intempestiva, a fusão das águas dos rios com a ventania, por vezes também é retratada como impiedosa e punitiva. Seus mitos e lendas partem da região de Osogbô e Oyó.

Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

AS QUALIDADES MAIS CONHECIDAS SÃO: *OXUM ABALÔ - É uma velha Oxum, de culto antigo, considerada Iyá Ominibú. Tem ligação com Oyá, Ogum e Oxossi, veste-se de cores claras, usa abebé e alfange.

ÒSUN OPARÁ ou Apará seria a mais jovem das Òsun, e um tipo guerreiro que acompanha Ògún, vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na m ão e pode vestir-se de cor de marron avermelhado,a Senhora da Espada.

Agba Ilu: Usa azul claro. Ajimu: Azul Claro ou Rosa.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Baiser Vole de Cartier

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

Oxum. A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado.

Omolu tem o rosto coberto por uma máscara de palha porque teve varíola. Orixá da saúde e da enfermidade e responsável por abrir os caminhos na vida das pessoas, ele recebe pipocas como oferenda, já que, na cultura do candomblé, esse alimento abre caminhos.