Quais as profissões na zona rural?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

5 profissões para quem quer trabalhar em fazendas

  • 1- Administração rural. ...
  • 2- Engenharia de pesca. ...
  • 3- Medicina Veterinária. ...
  • 4- Engenharia agronômica. ...
  • 5- Curso de Zootecnia.

O urbanista é responsável pela organização das cidades, estudos de legislação, criação de áreas verdes, entre outras atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano. Enquanto o cliente de um arquiteto é uma pessoa física ou jurídica, podemos dizer que o urbanista trabalha para a sociedade como um todo.

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais, como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.

Posseiros: São trabalhadores rurais que ocupam terras do governo com a finalidade de desenvolver a agropecuária.

1- Qual a importância dos trabalhadores rurais para a vida na cidade? Os trabalhadores rurais (agricultores familiares) são os grandes responsáveis pela colocação do alimento na mesa da população do país, já que a agricultura patronal trabalha com a produção das grandes culturas para exportação.

A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.

Veja quais são as 7 áreas com os profissionais mais bem pagos no Brasil:

  • Medicina/Saúde. As áreas de Saúde e Qualidade de Vida, em geral, garantem salários altos aos profissionais. ...
  • Engenharia. ...
  • Direito. ...
  • Administração/Finanças. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Marketing/Vendas.

são exemplos de empregos: lavrador, fazendeiro, vaqueiro, criador, etc. E os mais comuns na zona urbana são muito mais diversos, pois as cidades oferecem mais empregos e infraestruturas do que o campo. Exemplos de empregos: comerciantes, professores, mecânicos, médicos, etc.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Agricultores, médicos, professores, bombeiros e policiais foram as cinco atividades consideradas pela população urbana dessa pesquisa, em grandes centros urbanos, como essenciais.

O lavrador é aquele que prepara a terra para gerar alimentos. Trata-se de uma profissão importante não apenas para as pessoas como também para a economia do país. O árduo trabalho do lavrador ajuda no desenvolvimento de uma região e aumenta a renda da família rural.

Hoje, aqueles que efetivamente desejam atuar no meio rural, necessitam estudar, e muito. A agricultura do Brasil já testemunhou centenas de inovações que geraram soluções para o desafio de cultivar os solos tropicais, transformando-a em exemplo mundial de produção, produtividade e diversidade.

A vida no campo geralmente está voltada para os afazeres rurais. Isso requer dedicação e esforço, além do ritmo voltado para a agricultura. A roça não só apenas é um recanto para trabalho rural, servindo como reduto de descanso para as pessoas quando querem fugir do caos da cidade grande.

Art. 3º - Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agro-econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.

2. Na cidade: trabalhos ligados a transporte, educação, saúde, indústria, comércio, administra- ção pública, nanças, hotelaria, etc. No campo: ligados a agricultura, criação de animais, lazer rural, etc.

Você conhece as 5 principais formas de trabalho no campo?

  1. Aproveitamento racional e adequado do solo;
  2. Utilização consciente dos recursos naturais e preservação do meio ambiente;
  3. Observância das leis trabalhistas e que o trabalho deve favorecer tanto o bem-estar dos proprietários quanto dos trabalhadores.

Nessa zona não há muita concentração de pessoas, de assentamentos ou de construções. Pelo contrário, sua característica principal é a abundância de elementos naturais, como os rios e as grandes vegetações. A zona rural já foi tradicionalmente utilizada para a realização de atividades da pecuária e da agricultura.