Quais as principais rios da Mesopotâmia?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Mesopotâmia foi um termo criado pelos gregos que significava “entre rios”, associando-se à região entre os rios Tigre e Eufrates.

A Mesopotâmia era uma região do Oriente Médio localizada entre os rios Tigre e Eufrates e abrigou diversas civilizações da antiguidade oriental.

Mesopotâmia é o nome dado a uma região entre rios (esse é o significado da origem da palavra, do grego) que abrigou vários povos durante a Antiguidade, como sumérios, acadianos, assírios, hititas e babilônicos. A economia da Mesopotâmia, de modo geral, era baseada na agricultura e no comércio dos excedentes.

Hoje, o Tigre e o Eufrates são rios muito importantes que fornecem água às cidades da Turquia, Iraque e Síria, e que cruzam a fronteira com a Turquia. Barragens muito importantes são encontradas nesses dois rios cruciais.

O quarto rio Parath, do Strong 06578 trp (P@rath), (do grego Eufrates – 2166 Eufrathv) que quer dizer: frutífero, o rio bom e abundante.

Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.

O rio do Egito
O rio Nilo é um importante rio da África, formado a partir da confluência de três rios primordiais: Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e rio Atbara.

Rio da Ásia Ocidental, com uma extensão de 2700 quilómetros. Nasce nos planaltos da Arménia, na Turquia, e atravessa este país, a Síria e o Iraque. No seu curso inferior, no Sudeste do Iraque, junta-se ao rio Tigre, formando o Chatt al-Arab, que desagua no golfo Pérsico.

A Bíblia explica que havia um rio que se dividia e formava quatro canais, sendo eles: Pisom, Giom, Hidequel e Perat. Os dois últimos, segundo a língua hebraica, seriam os rios Tigre e Eufrates, localizados na Mesopotâmia (atravessando os países Iraque, Síria e Turquia).

Píson é uma palavra de origem hebraica que significa "mais espalhado". Um dos quatro rios que se ramificavam do 'rio que saía do Éden', e, depois, circundava a inteira terra de Havilá, terra que se diz ser fonte de ouro, de bdélio e de pedra de ônix.

- Principais usos na atualidade: transporte, irrigação e consumo humano. Curiosidades: - Um dos primeiros canais construídos na História foi feito às margens do rio Tigre.

As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios. Eles são os autores das grandes construções hidráulicas que aproveitavam os pântanos, inibiam as inundações dos rios e garantiam água nos períodos de seca.

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo.

A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.

O Rio Tigre apresenta uma vazão média de água, esta pode contaminar milhões de litros. Água contaminada é sinônimo de doenças. Foram realizadas duas análises das águas do Rio Tigre e diagnosticado elementos com valores alterados: Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cor Aparente, Manganês e Ferro Total.