Quais as principais obras brasileiras do futurismo?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Futurismo no Brasil: artistas e obras

  • “A Dona Branca Clara.
  • Tome-se duas dúzias de beijocas.
  • Acrescente-se uma dose de manteiga do Desejo.
  • Adicione-se três gramas de polvilho do Ciúme.
  • Deite-se quatro colheres de açúcar da Melancolia.
  • Coloque-se dois ovos.
  • Agite-se com o braço da Fatalidade.

Principais características do futurismo
Renovações na forma, como o uso de verso livre e mudança da ordem sintática. Temáticas e ritmo de velocidade e aceleração. Foco no futuro e expectativa otimista. Culto à guerra.

No trecho extraído do título e reproduzido abaixo, o autor revela, ainda, que o futurismo chegou ao Brasil graças ao escritor brasileiro Oswald de Andrade (1890-1954), um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 22.

1. “O despertar da cidade”, de Umberto Boccioni. Exposta em Milão, “O despertar da cidade” foi a obra que lançou a arte futurista.

O Futurismo pode ser divido em três fases, do momento da sua criação em 1909 até seu ocaso em 1920: a primeira, chamada heróica, de 1909 a 1915, cujo centro era Milão; a segunda, de 1916 a 1918, com interesses pelo teatro, cinema e política; e a terceira, de 1918 a 1920, de caráter sócio-político.

  • Umberto Boccioni
  • Giacomo Balla
  • Gino Severini
  • Carlo Carrà
  • Emilio Pettoruti
  • Aleksandra Ekster

Sua ideia principal era um culto ao futuro. Todos os elementos que indicassem modernidade e progressos eram usadas nas obras de arte. Naquela época, o advento da eletricidade fez com que muitas obras futuristas usassem essa temática.

A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

O conceito básico do Futurismo era o da negação e desconexão total com a arte e cultura do passado, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana, ideias estas que eram representadas pelos sentidos de intensa velocidade e energia.

Filippo Tommaso Marinetti

Assinado por Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), líder e fundador do movimento mencionado, o manifesto, bastante explosivo e provocador, apresentava as principais características adotadas, enquanto discurso, pelos artistas futuristas.

Fundador do movimento estético de vanguarda Futurismo italiano e autor de diversos manifestos, dentre eles o Manifesto do Futurismo, publicado no jornal francês Le Fígaro, em 20 de fevereiro de 1909.

A despeito de sua importância para o advento do movimento modernista brasileiro, o futurismo foi visto com desconfiança pela ligação de seu mentor, o poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), com o fascismo de Mussolini.

Pintura. A pintura do futurismo foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.

O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira. Os modernistas, adotaram a simplificação do discurso, se aproximando da linguagem popular.

A denominação é dada por alusão ao futurismo italiano, que tem o primeiro manifesto datado de 1909. Pelas inovações que propõe e pela polêmica que suscita, o movimento italiano torna-se logo conhecido.

O Futurismo influenciou diversos artistas que mais tarde vieram a fundar outros estilos artísticos como o Cubismo, o Surrealismo e o Dadaísmo. O movimento Futurista durou até aproximadamente a década de 1930, quando foi se esvaziando com a Segunda Guerra Mundial.

Mário de Andrade frisava o aspecto de movimento (com maior destaque para as ações conjuntas, em detrimento das individualidades); discordava, porém, daqueles que supunham os mesmos resultados e conquistas sem a atuação daquele grupo.

São informações relacionadas à vanguarda futurista: a) Surgimento a partir de uma crítica de Louis Vauxcelles sobre uma exposição de arte no Salão de Outono, em 1905. b) valorização da cor e das misturas de tintas, que deviam ser feitas na própria tela, enfatizando a pesquisa dos efeitos óticos.

Anita Malfatti foi uma pintora do modernismo brasileiro. Suas obras apresentam traços do cubismo e do expressionismo e também paisagens e personagens típicos do Brasil.