Quais as principais ideias do modernismo?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas. O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.

Os principais fatos históricos que influenciaram fortemente o Modernismo foram:

  • Primeira Guerra mundial;
  • Nazismo;
  • Fascismo;
  • Segunda Guerra Mundial;
  • Quebra da bolsa de Nova York em 1929;
  • Política do café com leite;
  • Governo de Getúlio Vargas.

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.

Modernismo ou Movimento Moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX. Seu objetivo era romper com o "tradicionalismo", experimentando novas técnicas de criação artística.

Os modernistas acreditavam que as formas tradicionais das artes plásticas, da literatura, da música e do cinema estavam ultrapassados e sentiam a necessidade de criar uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões.

Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros. Logo, tudo está relacionado ao nacionalismo, mas com uma visão crítica da realidade brasileira.

Primeiro Modernismo
Oswald de Andrade (1890-1954) - obras principais: Memórias sentimentais de João Miramar, 1924 (romance); Manifesto Pau-Brasil, 1925; Poesia Pau-Brasil, 1925; Manifesto Antropófago, 1928; Serafim Ponte Grande, 1933 (romance); O rei da vela, 1937 (teatro).

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

Algumas características presentes na literatura brasileira atual é resultado do movimento modernista, principalmente em relação à liberdade de expressão. Outras práticas como o uso de uma linguagem simples (coloquial), criação de versos livres e a valorização de fatos cotidianos são heranças importantes do período.

Anita Malfatti

Anita Malfatti: a mulher que trouxe o modernismo para o Brasil.

Modernismo literário brasileiro
Alguns dos escritores de maior destaque no período são: Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz.

As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.

A importância do Modernismo no Brasil
Foram anos de obras criticando o que acontecia nesse período da história, assim como representação do cotidiano e a exaltação do Nacionalismo, o que fez com que esse movimento cultural impactasse em diferentes esferas da sociedade, como na reação das pessoas à política tradicional.

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:

  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História.

O Modernismo em Portugal costuma ser dividido em duas partes, Orfismo (primeira geração) e Presencismo (segunda geração), muito embora alguns estudiosos considerem os movimentos neorrealistas e surrealistas como vertentes modernistas.

O modernismo brasileiro foi um movimento cultural e artístico que teve um grande impacto na cultura nacional, sobretudo nas áreas da literatura e das artes plásticas. Alguns dos seus traços principais reformularam profundamente o modo de pensar a criação e de encarar a sociedade, influenciando as gerações futuras.

Dos grupos modernistas destaca-se: Pau-Brasil (1924-1925). Verde-amarelismo ou Escola da Anta (1916-1929).

Primeira fase do Modernismo: reconstrução da cultura brasileira, revisão crítica do passado histórico e das questões culturais, abolição da visão de colonizados, nacionalismo crítico, ironia, linguagem coloquial, crítica social.