Quais as principais funções do Subtálamo?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Função. O núcleo subtalâmico relaciona-se com funções motoras, pertencendo ao sistema extrapiramidal. Recebe aferências do lobo globo pálido externo e manda eferências ao globo pálido interno, com o qual está separado pela cápsula interna (substância branca).

Estrutura: é dividido em tálamo anterior, tálamo medial e tálamo lateral. Este, por sua vez, contém uma região dorsal, uma região ventral e o metatálamo. Função: ele funciona como um relevo entre as conexões corticais e subcorticais.

O hipotálamo coordenada a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.

Funções. Algumas de suas funções são a secreção de melatonina pela glândula pineal (envolvida no ritmo circadiano), a regulação de vias motoras e a regulação emocional.

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

Epitálamo. Localiza-se mais posteriormente ao III ventrículo, abaixo do tálamo. A glândula pineal é a sua estrutura mais evidente, sendo uma glândula endócrina mediana de forma piriforme, que repousa sobre o teto do mesencéfalo.

O tálamo está localizado em uma região central do cérebro chamada de diencéfalo, e essa posição permite que ele atua transmitindo e integrando variados impulsos motores e sensitivos entre o sistema nervoso central e a periferia.

Ele possui três partes principais:

  • O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. ...
  • O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ...
  • O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

Hipófise. As conexões eferentes do hipotálamo com a hipófise permitem que ele module o sistema endócrino e o equilíbrio hormonal do organismo.

Funções da hipófise
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise.

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada abaixo do tálamo e que atua na regulação da temperatura do corpo, da fome, da sede e do comportamento sexual. Apesar de ser uma estrutura pequena, o hipotálamo apresenta grandes funções. Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada logo abaixo do tálamo.

O tálamo possui um papel importante para o funcionamento correto do córtex. Para cada situação, proposta comportamental, o tálamo irá ligar ou desligar certas áreas corticais, para em conjunto gerarem respostas corretas, funcionando como retransmissor, direcionando tais sinais para os lugares corretos do encéfalo.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.