Quais as principais evoluções tecnológicas que trouxeram mudanças no trânsito ou transporte?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Dentre os avanços previstos, dois deles estão no centro de dois importantes debates legislativos relacionados à mobilidade urbana: a digitalização aplicada ao mercado de táxis e a automação aplicada aos serviços de cobrança embarcada nos ônibus.

Avanços tecnológicos na mobilidade urbana prometem mais qualidade de vida. Semáforos inteligentes, carros autônomos, iluminação guiada por sensores e outras tecnologias estão tornando os grandes centros urbanos mais sustentáveis e eficientes, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

As tecnologias automotivas estão cada dia melhorando mais, elas trazem mais conforto na hora de dirigir, aumentam o desempenho do veículo, economizam combustível e também contribuem para um trânsito mais seguro. Os recursos tecnológicos têm sido grandes aliados no trânsito em geral, salvando muitas vidas.

Um dos principais exemplos de como a tecnologia melhora as condições do transporte é o asfalto borracha. Já usado há mais de 40 anos em países como os Estados Unidos, ele só passou a ser implementado no Brasil por volta dos anos 2000.

A evolução dos meios de transporte ocorreu por meio da modernização da sociedade global, com a criação de objetos técnicos inovadores. Os modais de transporte são empregados conforme o objetivo de sua utilização, possuindo diferenças significativas entre eles.

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

  1. 1) A Revolução Industrial: ...
  2. 2) A Revolução da Infraestrutura: ...
  3. 3) A Revolução da Energia:
  4. 4) A Revolução da Saúde:

A tecnologia trouxe, com o passar dos anos, uma modernização nos utilitários de produção, comunicação, estudo e interação. O avanço nos aparelhos eletrônicos como telefones celulares, computadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som são alguns exemplos dessa modernização obtida pela melhoria da tecnologia.

Veja a seguir quatro tecnologias que prometem mudar a realidade do setor de transportes.

  • Comboios de caminhões sem motorista. ...
  • Eletrificação para todos os ônibus. ...
  • Tecnologia à serviço da logística. ...
  • Robôs táxis com 'supercomputador' e airbags especiais.

As novas tecnologias movimentam o mercado de trabalho, mudam perfis profissionais e criam novas atividades, enquanto outras se tornam obsoletas, como as que podem ser substituídas por robôs ou outras ferramentas tecnológicas. Ganhará espaço quem estiver aberto à inovação e à atualização em múltiplas disciplinas.

O uso de tecnologia proporciona segurança no transporte de cargas, preservando a vida dos motoristas e de outras pessoas que circulam nas rodovias do país. Os sistemas de rastreamento ajudam a localizar os veículos e a inibir a ação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas.

O principal benefício da tecnologia no transporte de cargas é o aumento da produtividade. As tecnologias digitais transformaram significativamente o setor de logística. Esses recursos garantiram um maior nível de eficiência e produtividade no transporte de cargas.

Benefícios da tecnologia no transporte
Os altos custos envolvidos no transporte de carga e a competitividade do setor obrigam as empresas a procurarem um diferencial competitivo. Neste contexto, o uso de tecnologia no transporte ajuda a otimizar processos, a agilizar tarefas e facilitar no controle do seu negócio.

Através dessas necessidades o homem realizou a maior evolução dos transportes que foi a invenção da roda, fato que ocorreu em aproximadamente 3500 a.C. Com o passar do tempo, como um reflexo da evolução humana os transportes também evoluíram e cada vez mais aprimorando o atendimento das necessidades do ser humano.

Um dos avanços tecnológicos de maior impacto está no carro elétrico, mais ainda com o cenário atual e o aumento de combustível. No Brasil, já são mais de 100 mil carros híbridos e elétricos, com cerca de 31% de aumento de aquisição só em 2022, segundo a Associação Brasileira de Veículo Elétrico.

A modernização das telecomunicações permitiu a troca de informações entre pontos distintos do planeta de forma imediata e os avanços tecnológicos nos transportes permitiram deslocamentos mais rápidos e com maior quantidade de mercadorias e pessoas.