Quais as principais dores emocionais?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Em geral, dores nos ombros, pescoço, nuca, costas e até mesmo lombar podem ter causa emocional. Isso porque, quando nossa mente não está legal, nosso corpo tende a reagir se contraindo.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Irritado, ansioso, agitado ou com mudanças de humor fora do comum. Você pode perceber que a pessoa tem problemas mais frequentes em controlar seu humor, sofre de irritação e não consegue se acalmar. Pessoas em situações mais extremas podem não conseguir dormir ou explodir de raiva com um problema pequeno.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Em geral, dores nos ombros, pescoço, nuca, costas e até mesmo lombar podem ter causa emocional. Isso porque, quando nossa mente não está legal, nosso corpo tende a reagir se contraindo.

Paracetamol pode ajudar dizem pesquisadores
Um estudo da Universidade da Flórida sobre paracetamol, também conhecido por Tylenol, e presente isoladamente ou em associações medicamentosas para controle da dor, relatam o poder do medicamento em aliviar as dores oriundas de frustrações amorosas.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, a ansiedade, o medo, o pânico e a aflição se alojam no corpo, causando as mais diversas manifestações físicas, e tiram a alegria de viver, contaminando todas as áreas da vida de uma pessoa.

Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos. Assim, as emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerencia alterações em todo o corpo.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

E não especificamente uma doença emocional é o estopim para isso, mas estudos indicam que o incômodo na coluna está essencialmente ligado à depressão, ansiedade e preocupações excessivas.

As doenças psicossomáticas são dores e problemas físicos no corpo causados por sofrimento emocional, representando a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando há um sofrimento psicológico, ele pode de alguma forma, acabar causando ou agravando uma doença física.

Traçando um paralelo entre a dor física (notadamente em sua modalidade aguda) e a dor emocional, podemos afirmar que, enquanto a primeira nos alerta para o mal no nosso corpo (carne), a segunda nos avisa que nossa vida não está evoluindo segundo a nossa vontade, ou que estamos insatisfeitos frente a algo ou a alguém ( ...

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Exemplos de anti-inflamatórios: Diclofenaco. Ibuprofeno. Naproxeno.

Paracetamol pode aliviar problemas emocionais.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

A dor não é só orgânica, existe também a dor espiritual que segundo Sanders surge quando a visão (do paciente) de (sua) vida espiritual e (sua) experiência de vida estão em um estado de incompatibilidade ou conflito. É uma dor profunda, no ser ou na alma, e não é física.