Quais as principais doenças da bexiga?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos
  • Cistite intersticial.
  • Estenose de uretra.
  • Incontinência urinária feminina.
  • Incontinência urinária masculina.
  • Distúrbios da micção em mulheres.
  • Divertículos uretrais.
  • Fístulas urinárias.
  • Tratamentos cirúrgicos de incontinência urinária.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Exame de Urina
Uma maneira de investigar o câncer de bexiga é determinar a presença (ou não) de sangue na urina, o que se denomina hematúria. Isso pode ser feito durante um exame de urina, que é um teste simples para verificar a presença de sangue e outras substâncias na urina.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

Citologia urinária
Baseia-se na análise da urina com o objetivo de procurar células tumorais que se destacaram do tumor e se encontram em suspensão na urina. Esse exame, no entanto, só consegue detectar cerca de 20% a 30 % dos tumores de bexiga.

São elas:

  • Aumento da frequência miccional;
  • Urgência para urinar;
  • Incontinência associada à urgência miccional;
  • Ardor ou dor miccional;
  • Dificuldade para urinar.

O principal sintoma de câncer na bexiga é a presença de sangue na urina, o que é definido pelos médicos como hematúria. Quando visível a olho nu, a manifestação é chamada de hematúria macroscópica, o que sinaliza casos mais graves. Pode ocorrer também de o sangramento ser invisível a olho nu (hematúria microscópica).

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

A endometriose na bexiga pode ser diagnosticada, como dito anteriormente, pela videolaparoscopia. Esse exame permite a visualização dos órgãos pélvicos, dentre eles ureteres e bexiga, para averiguação da existência de aderências, implantes ou nódulos causados pela endometriose.

Geralmente, a dor na bexiga é acompanhada de outros sintomas, como sensação de dor ou ardor ao urinar, sangue na urina, vontade frequente para urinar, incontinência urinária, sensação de esvaziamento incompleto na urina, diminuição da quantidade de urina ou incapacidade para urinar, e em alguns casos febre ou calafrios ...

Uma lesão na bexiga surge frequentemente quando se forma uma lesão na pélvis, como pode acontecer num acidente com um veículo a alta velocidade ou numa queda. As lesões penetrantes, geralmente causadas por disparos, raramente lesionam a bexiga.

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade – não se deve “segurar” a urina.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

TUMOR LOCALIZADO NA PARÊDE DA BEXIGA QUE SE MANIFESTA COMO PÓLIPOS (VERRUGAS INTERNAS) NA MUCOSA DA BEXIGA.

A uretrocistoscopia é o exame mais importante, sendo fundamental para avaliar se existem lesões (vulgarmente designadas por "polipos") e assim detectar uma neoplasia vesical.

O diagnóstico para qualquer tipo de câncer costuma não ser animador, contudo, esse tipo de tumor pode ser tratado e, em linhas gerais, apresenta até 70% de chance de cura, tudo depende da extensão e do grau de agressividade da doença.

Nem todos os tumores da bexiga são malignos, sendo que cerca de 5% dos casos são tumores são benignos.