Quais as principais divisões da antropologia?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A Antropologia enquanto ciência pode ser dividida em duas grandes áreas ligadas a seus objetos de estudo: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Social ou Cultural.

Assiste-se, ademais, à emergente reapropriação do modelo dos "quatro campos" (arqueologia, antropologia social/cultural, antropologia biológica e antropologia linguística) e à revisão das relações com outras áreas constitutivas das ciências humanas.

A antropologia tem como objeto privilegiado de estudo costumes, crenças, hábitos, universo psíquico, mitos, rituais, processo histórico, linguagem, leis, relações de parentesco. Todos esses são aspectos subjetivos dos diferentes povos do planeta.

Características do estudo antropológico
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social.

A Antropologia tem como objeto de estudo o homem como ser bio- lógico, cultural e social. Dividida em áreas, a Antropologia tanto se dedica a aspectos genéticos e biológicos do homem, quanto ao desenvolvimento das so- ciedades humanas, tornando-se ela a ciência que estuda as culturas do homem.

Strauss

Strauss é considerado o pai da antropologia moderna. Para ele, a sociedade não estava dividida entre civilizados e não civilizados. Na década de 30, morou no Brasil e participou da criação da Universidade de São Paulo.

Resumo. Em termos historiográficos, podemos supor o nascimento da antropologia propriamente dita com o advento das "Regras do Método Sociológico", em 1895, de Émile Durkheim, o qual define o “Fato Social” e os métodos para sua apreensão.

2. Antropologia Social e Cultural. Analisa o comportamento do ser humano em sociedade (grupos sociais), a organização social e política, as relações sociais e suas instituições. A antropologia social difere da sociologia no objeto da investigação.

A antropologia cultural se concentra nas diferenças e semelhanças entre as culturas humanas, enquanto a antropologia social se concentra nas relações sociais e nas instituições sociais.

A antropologia cultural se dedica a pesquisar como as culturas de diferentes sociedades se formaram, como os hábitos e costumes se desenvolveram, como é possível que os valores, a culinária, a arte e a religião permanecem depois de tanto tempo.

Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

É, portanto, o estudo do ser humano em sua totalidade, abrangendo suas crenças, suas culturas, seu comportamento em sociedade e seu desenvolvimento. Dessa forma, a antropologia se dedica ao estudo do ser humano como um ser cultural, capaz de produzir cultura.

A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

Antropólogos: conheça grandes nomes

  • Clifford Geertz: um dos mais influentes.
  • Claude Lévi-Strauss: antropólogo, filósofo e professor.
  • Saiba mais: