Quais as principais diferenças entre PMO e VMO?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ou seja, tudo aquilo que se encaixe no Value Stream (Cadeia de Valor) da empresa. Com isso, nasce o VMO (Value Management Office), que tem uma abrangência maior que os PMOs atuais. Passam a agregar valor de uma forma mais horizontal, realmente preocupada com o negócio e não se o projeto é tradicional ou ágil.

VMO, ou Value Management Office, é uma estrutura dentro de uma empresa com foco no gerenciamento de valor, orientada para o cliente e alinhada aos objetivos da organização. Assim, é possível melhorar resultados, reduzir custos, priorizar iniciativas e criar uma mentalidade orientada à geração de valor.

De forma simplificada, Project Management Office (PMO) é o setor responsável por implementar e garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações. Ter um PMO dá segurança quanto à otimização dos processos e ao controle das etapas de execução.

3 tipos de escritórios de projeto (PMO) e suas atribuições

  • 1) PMO Autônomo (operacional ou programa-projeto)
  • 2) PMO Departamental (tático)
  • 3) PMO Estratégico (também conhecido como PMSO ou corporativo)

Concluindo

  • Projeto Autônomo (PMO Autônomo)
  • Escritório de Suporte de Projetos (PMO de Suporte)
  • PMO de Controle.
  • PMO Departamental.
  • PMO Técnico.
  • Escritório de Projetos Corporativo.

Um PMO é uma equipe ou departamento que define e mantém os padrões de gestão de projetos da organização onde atua. O principal objetivo do PMO é maximizar a eficiência dos projetos da empresa com práticas de governança e aprimorando processos, políticas, métricas e métodos relevantes.

Resumindo novamente: os PMs executam e os PMOs legislam! Basicamente é essa à grande diferença!

De maneira geral, a diferença entre o Product Owner e o Product Manager está no foco do trabalho de cada um. Enquanto o PO tem uma atuação mais operacional, participando diretamente do desenvolvimento do produto, o PM está mais voltado à parte estratégica do produto, considerando sua relevância no mercado.

Value Management Office é o Escritório de Valor de uma organização. É uma estrutura que contempla profissionais qualificados em gestão da qualidade, dedicados exclusivamente a mapear processos, identificar falhas e propor melhorias na gestão assistencial da instituição.

O gerenciamento do valor é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para identificar, mapear e gerar valor continuamente para as organizações, seus clientes e demais partes interessadas através dos portfólios, programas, projetos e operações.

A média salarial de PMO é de R$ 28.506 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de PMO em Brasil é de R$ 21.432, variando entre R$ 16.900 e R$ 56.875. As estimativas de salários têm como base 147 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de PMO nessa localidade (Brasil).

Por isso, podem ter profissionais da administração e psicologia dentro do PMO. Também é possível ver profissionais do marketing voltados para o marketing institucional, de modo a promover na empresa as boas práticas que vão repercutir no sucesso dos projetos.

PMO de Controle: Nesse modelo o profissional deve atuar como um fiscal dos Gerentes de Projetos. A metodologia deve ser seguida à risca. PMO Consultivo: Neste modelo o profissional atua ajudando e orientando os Gerentes de Projetos. Podemos até dizer que atuam como como um Coach de projetos.

Como implantar um PMO em 7 passos

  1. Prepare a organização para a mudança. ...
  2. Identifique o cenário atual da gestão de projetos. ...
  3. Defina quais são os objetivos do PMO. ...
  4. Estruture o PMO. ...
  5. Construa um novo processo de gestão de projetos. ...
  6. Capacite os Gerentes de Projetos. ...
  7. Implante o PMO.

A sigla PMO corresponde a Project Management Office, que em tradução livre para o português significa algo como “Escritório de gerência de projetos”. Dentro de uma organização, ele funciona como uma espécie de departamento.

Os PMOs estratégicos de sucesso atendem primeiro às necessidades de suas organizações e não subestimam o risco e a escala das mudanças significativas. Eles conseguem identificar as principais partes interessadas, ouvir suas necessidades e consultá-las com frequência para obter confiança e aceitação.

O ciclo de vida de um projeto é uma série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até a sua conclusão. O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.