Quais as principais desvantagens de um inversor de frequência?

Perguntado por: ecarvalho7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Desvantagens do inversor de frequência

  • Custo inicial relativamente alto;
  • Grande quantidade de componentes sofisticados que requerem técnicos especializados para a manutenção;
  • Limitação do uso em sistemas de bombeamento de líquido com partículas em suspensão.

Falando em harmônicos, eles também podem causar outro problema perigoso: a queima dos elementos que compõem o inversor de frequência. Além deles, existem outras possíveis causas para a queima, como: má parametrização, alta temperatura, fatores externos e o dimensionamento errado da carga elétrica.

O inversor atua mudando esta frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, consequentemente a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.

O tempo de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida.

Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles: Inversor de frequência vetorial; Inversor de frequência escalar.

Se o aumento de tensão for considerável, ultrapassando 110% da tensão nominal da rede (se a parametrização do inversor estiver correta), o inversor vai desligar-se automaticamente. Esse desligamento é uma função de proteção presente nos inversores que em alguns casos causa o desligamento indesejado do equipamento.

Quando ocorre um forte pico de corrente de irrupção, se a proteção do inversor não for oportuna, os IGBTs de várias unidades de energia serão queimados e explodidos ao mesmo tempo.

É possível conectar mais de um motor na saída de um inversor de frequência, porém deve-se utilizar dispositivos de proteção térmica individuais para cada motor. O inversor de frequência deve ser dimensionado para suportar a potência nominal de todos os motores ligados simultaneamente.

440Hz

No nosso caso, esta alta freqüência é utilizado para assíncrono motor girando a velocidades superiores aos normais. A corrente normal tem uma frequência de 50 ou 60Hz – 50Hz = 50 ciclos por segundo. A alta frequência no nosso caso, tem um máximo de 440Hz = 440 ciclos por segundo.

Em empresas e residências deve-se evitar a instalação dos inversores muito longe dos módulos fotovoltaicos e do quadro de distribuição, pois quanto maior a distância, maior será o comprimento e a seção dos cabos, aumentando as perdas e o custo do sistema.

A principal desvantagem dos sistemas com micro inversores normalmente está relacionada ao custo. Ao passo que em sistemas de pequeno porte (geração de 120kWh/mês) a diferença de preço praticamente inexiste, em sistemas de maior porte (1.000kWh/mês ou mais) esta diferença pode chegar a 20% do valor total.

Além de ser capaz de oferecer mais proteção ao motor, o soft starter consegue garantir uma boa economia de energia, fácil instalação, redução do desgaste dos equipamentos, partida eletrônica, corrente de partida mais reduzida, redução dos níveis de estresse no motor e também na rede.