Quais as principais desvantagens de um inversor de frequência?
Desvantagens do inversor de frequência
- Custo inicial relativamente alto;
- Grande quantidade de componentes sofisticados que requerem técnicos especializados para a manutenção;
- Limitação do uso em sistemas de bombeamento de líquido com partículas em suspensão.
O que pode queimar o inversor de frequência?
Falando em harmônicos, eles também podem causar outro problema perigoso: a queima dos elementos que compõem o inversor de frequência. Além deles, existem outras possíveis causas para a queima, como: má parametrização, alta temperatura, fatores externos e o dimensionamento errado da carga elétrica.
O que acontece com o motor caso façamos o inversor de frequência ultrapassar a frequência de 60 Hz?
O inversor atua mudando esta frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, consequentemente a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.
Qual a vida útil de um inversor de frequência?
O tempo de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.
Onde se aplica inversor de frequência?
Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.
Onde é usado um inversor de frequência?
O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida.
Quais são os tipos de inversores de frequência?
Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles: Inversor de frequência vetorial; Inversor de frequência escalar.
Porque o inversor desliga?
Se o aumento de tensão for considerável, ultrapassando 110% da tensão nominal da rede (se a parametrização do inversor estiver correta), o inversor vai desligar-se automaticamente. Esse desligamento é uma função de proteção presente nos inversores que em alguns casos causa o desligamento indesejado do equipamento.
Porque o IGBT queima?
Quando ocorre um forte pico de corrente de irrupção, se a proteção do inversor não for oportuna, os IGBTs de várias unidades de energia serão queimados e explodidos ao mesmo tempo.
Quantos motores posso ligar em um inversor de frequência?
É possível conectar mais de um motor na saída de um inversor de frequência, porém deve-se utilizar dispositivos de proteção térmica individuais para cada motor. O inversor de frequência deve ser dimensionado para suportar a potência nominal de todos os motores ligados simultaneamente.
Qual é a maior frequência que um motor pode funcionar?
440Hz
No nosso caso, esta alta freqüência é utilizado para assíncrono motor girando a velocidades superiores aos normais. A corrente normal tem uma frequência de 50 ou 60Hz – 50Hz = 50 ciclos por segundo. A alta frequência no nosso caso, tem um máximo de 440Hz = 440 ciclos por segundo.
Por que é recomendado colocar o inversor próximo aos módulos?
Em empresas e residências deve-se evitar a instalação dos inversores muito longe dos módulos fotovoltaicos e do quadro de distribuição, pois quanto maior a distância, maior será o comprimento e a seção dos cabos, aumentando as perdas e o custo do sistema.
Qual a desvantagens do Micro inversor?
A principal desvantagem dos sistemas com micro inversores normalmente está relacionada ao custo. Ao passo que em sistemas de pequeno porte (geração de 120kWh/mês) a diferença de preço praticamente inexiste, em sistemas de maior porte (1.000kWh/mês ou mais) esta diferença pode chegar a 20% do valor total.
Quais as vantagens e desvantagens do soft starter?
Além de ser capaz de oferecer mais proteção ao motor, o soft starter consegue garantir uma boa economia de energia, fácil instalação, redução do desgaste dos equipamentos, partida eletrônica, corrente de partida mais reduzida, redução dos níveis de estresse no motor e também na rede.