Quais as principais competências do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).
Qual é o principal objetivo da atuação do assistente social?
O trabalho da/o Assistente Social é pautado pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos/as. A/O profissional viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários/as no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Qual é o papel da assistência social?
A Assistência Social
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Quais são as atribuições e competências privativas do assistente social?
Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS.
Qual a diferença entre atribuições e competências do assistente social?
Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
Quais são os instrumentos de trabalho do assistente social?
São instrumentos diretos:
- Entrevista. ...
- Visita. ...
- Acolhimento Social. ...
- Acompanhamento Social. ...
- Atendimento Social. ...
- Trabalho em Grupo. ...
- Dinâmicas de Grupo. ...
- Reunião.
Qual é a base do Serviço Social?
O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica, como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.
Qual é o conceito de assistente social?
O/a Assistente Social é um profissional que atua no processo de criação, desenvolvimento e avaliação de políticas, programas e projetos sociais nas mais diversas áreas, como saúde, educação, habitação, entre outras.
Qual é a diferença entre assistente social e Serviço Social?
Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha.
O que diz a Lei Orgânica da assistência social?
A partir da Constituição, em 1993 temos a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no 8.742, que regulamenta esse aspecto da Constituição e estabelece normas e critérios para organização da assistência social, que é um direito, e este exige definição de leis, normas e critérios objetivos.
Qual é o valor do salário de um assistente social?
“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.
O que é a competência técnico-operativa do assistente social?
A competência técnico-operativa é apontada nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social como aquela que se revela pela capacidade de criação de múltiplas habilidades técnicas que permitem operacionalizar as ações profissionais, tendo em vista as requisições do mercado de trabalho apresentadas pelos seus demandantes.
O que diz o Código de Ética do assistente social?
Conforme o Art. 2º, alínea c, é dever geral do assistente social participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
Como é feita a entrevista social?
A entrevista no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é realizada por um assistente social com o objetivo de avaliar a situação socioeconômica e familiar do indivíduo ou família que está solicitando assistência. O procedimento é fundamental para quem deseja se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).