Quais as principais características do conceito Pós-modernidade?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Principais características do pós modernismo. O pós modernismo tem características marcantes como a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão.

Contexto histórico. O movimento pós-moderno surgiu após o Modernismo e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período, o mundo passava pela Terceira Revolução Industrial e por diversas mudanças tecnológicas e sociais.

Os autores relacionam quatro áreas em que os estudos pós-modernos têm se destacado nas organizações: (a) teorias feministas (ou de gênero) pós-estruturalista; (b) análises pós-colonialistas; (c) teoria ator-rede (teoria da translação); e (d) análise desconstrutiva de discursos e narrativas sobre conhecimento.

Mudanças na estruturação do trabalho, na contemporaneidade, foram conseqüências de modificações no sistema de valores, ou seja, nas crenças e concepções que pautaram a idéia da flexibilização do capital e dos processos de trabalho como mais propícios às reestruturações necessárias à manutenção do sistema econômico ...

Assim, o modernismo é caracterizado pela inovação e experimentação nas artes e na literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição. Possui um caráter libertário e busca a renovação artística.

Diferentes movimentos como a intermídia, as artes de instalação, a arte digital, a arte conceitual, o minimalismo e a body art surgem nesse momento. Conheça melhor o pós-modernismo, caracterizado pela liberdade estética e pela interação de suportes materiais.

São característica da pós-modernidade, exceto: A velocidade.

Resposta verificada por especialistas. A única alternativa incorreta sobre o pós-modernismo é a letra D) Os temas da prosa pós-modernista são extraídos do cotidiano e tratados com irreverência.

Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.

Portanto, a pós-modernidade torna-se ameaçadora por embutir estilos de vida e filosofia que acabam induzindo o indivíduo a um modo de vida de insegurança, de pressão psicológica, com ausência de valores. A vida perde o sentido levando-a um vazio, a um nada. (SANTOS, 2000).

O pós-modernismo foi um dos movimentos literários com mais vertentes diferentes! Nele, você pode encontrar desde uma poesia desconstruída até música popular brasileira. Também conhecido como a terceira fase do modernismo brasileiro, o pós-modernismo foi um movimento que abrangeu tanto a prosa como a poesia.

O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.

Características do modernismo
Temáticas voltadas ao nacionalismo, mas sem a idealização do romantismo. Valorização de temáticas ligadas ao cotidiano do homem urbano. Revisitação crítica do passado do país e da cultura. Predominância do humor, da ironia, da irreverência.

Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30. Terceira fase modernista (1945-1960) - a geração de 45.

Os adeptos dessa tese indicam também que a outra grande marca da pós-modernidade é: a ausência das ideologias coletivas, ou seja, o individualismo aliado a um hedonismo alienante, que se torna a marca do momento histórico que sucede a modernidade. A solidariedade trabalhista passa a dar lugar ao trabalhador solitário.

Pós-modernismo – 3ª fase
No Brasil, três grandes representantes do movimento são: João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. A arte pós-moderna, ou 'arte contemporânea', é ainda mais híbrida e sem hierarquia do que a moderna, o pós-modernismo vem com a ideia de ser oposta ao modernismo.

As críticas ao pós-modernismo são intelectualmente diversas e incluem argumentos de que o pós-modernismo promove o obscurantismo, não tem sentido e nada acrescenta ao conhecimento analítico ou empírico.

Além de Robert Venturi, o pós-modernismo se fortaleceu também por meio das obras de Michael Graves, Charles Moore e Philip Johnson, nos Estados Unidos, assim como Aldo Rossi na Itália, entre outros, principalmente nas décadas de 1980 à 1990.

Juremir Machado explica que, não havendo uma estrutura verdadeira baseada naquilo que é real, a pós-modernidade nega a materialidade como definição daquilo que de fato é o real, mas atribui a realidade ao sentido que os sujeitos podem dar às coisas.

O Pós-Modernismo caracteriza-se pela diversidade de obras, na medida que o Brasil e o mundo experimentam inúmeras mudanças, especialmente com o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois do fim do conflito entre Eixo e Aliados, o mundo passou a viver com a ameaça da Guerra Fria.

Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.