Quais as principais características demográficas atualmente?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 1 de março de 2023
4 / 5 4 votos

Características demográficas do consumidor são informações como idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade, naturalidade, etnia, entre outras.

Demografia é uma ciência que tem por finalidade o estudo de populações humanas e sua evolução temporal em relação à seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais.

O momento atual da população brasileira é marcado pela diminuição das taxas de natalidade da população do país. As mudanças nas dinâmicas econômicas e sociais do Brasil contribuem diretamente para a retração da fecundidade entre as mulheres do país.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

O IBGE estima que 84% da população brasileira resida em áreas urbanas, sendo que mais da metade tem idade entre 15 e 64 anos, existindo aproximadamente 96 homens para cada 100 mulheres no país. Além do mais, a população chegou aos incríveis 190 milhões de habitantes.

Apresenta uma enorme diversidade paisagística, econômica e cultural. O Brasil é o maior país da América do Sul, com área de mais de 8,5 milhões de km². Tem como capital a cidade de Brasília. Apresenta uma grande variedade climática e paisagística, que pode ser analisada mediante os domínios morfoclimáticos.

O Brasil continua envelhecendo
A proporção em si não é gritante, mas o movimento vem sendo contínuo e acompanha uma redução pequena, porém também constante, do número de jovens. Enquanto o número de idosos subiu, o de pessoas com menos de 24 anos caiu 0,8 ponto porcentual, passando a representar 38% da população.

Por meio do censo demográfico é possível saber o tamanho da população que vive em uma localidade, a sua distribuição espacial e o perfil dessa população, como a sua estrutura etária, a escolaridade e a composição por sexo e por etnia.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica. As consequências da transição demográfica evidenciam os impactos da mudança populacional nas sociedades humanas.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

As mudanças trazidas pelo envelhecimento demográfico, entendido como uma mudança no perfil etário da população decorrente da elevação da proporção dos segmentos mais idosos, atingem toda a sociedade e o sistema econômico. Em consequência, virtualmente todas as políticas públicas tendem a ser afetadas.