Quais as principais características da visita domiciliar?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A visita domiciliar é um atendimento de exceção, com indicações precisas: cadastramento, busca ativa de casos e faltosos, acompanhamento de doentes crônicos e acamados, e a observação do paciente ou família em sua residência. É preciso também definir qual o profissional mais adequado para fazer a visita.

Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos.

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

Por meio da VDvisita domiciliar, é possível conhecer o ambiente familiar, as reais condições de vida, habitação, higiene, alimentação, meio ambiente, hábitos e rotinas do indivíduo.

A visita domiciliar (VD) constitui uma importante ação integrante do Programa Saúde da Família (PSF), que tem como objetivo oferecer condutas de promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da coletividade, em seu espaço domiciliar.

visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.

A visita domiciliar não possui caráter formal, assim, o usuário expõe com facilidade seus problemas e o assistente social pode intervir com mais eficácia, informando e orientando os caminhos que o usuário possa desconhecer para acessar os seus direitos.

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...

As principais ações desenvolvidas nas visitas domiciliares são: o cadastramento de famílias, orientações, vigilância à saúde e acompanhamento de casos clínicos conforme avaliação da equipe de saúde. Além dessas ações as enfermeiras procuram acolher a todas as demandas dos usuários.

Orientações para realização das visitas
Para que uma visita domiciliar ocorra, a primeira condição é que se combine ela com o paciente e sua família. Isso é necessário, por ser importante e fundamental nesse processo a participação ativa da família nessa ação.

1 – Seja objetivo

  • Nome, endereço e contato do cliente;
  • Nome do profissional responsável pela visita;
  • Data e hora em que a visita ocorreu;
  • Tipo de tarefa realizada na visita;
  • Duração da visita.

A visita domiciliar tem uma grande importância na área da saúde visto que, através dela, podemos avaliar as condições ambientais e físicas em que vive o indivíduo e sua família, prestar assistência, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento e aplicar medidas de controle, nas doenças transmissíveis ou ...

Tipologia da Visita Domiciliar na ESF: pessoas com problemas agudos, temporariamente impossibilitadas de locomoção; de pessoas idosas com dificuldade permanente de locomoção; de egressos de hospitais que necessitem de acompanhamento e estejam em condições limitadas de movimento físico ou em fase terminal, e ainda de ...

O atendimento é a execução de qualquer atividade profissional direta à saúde dos indivíduos, ao passo que a internação domiciliar é uma prática mais intensiva e complexa no domicílio do cliente e a visita domiciliar é uma forma de avaliação dos indivíduos, da família e do domicílio, sendo, os dois últimos, uma forma de ...

Entre os profissionais entrevistados, os que realizam a visita domiciliar são: enfermeira, técnica e auxiliar de enfermagem, ACS, médico, odontólogo e auxiliar de consultório odontológico.

Cuidados de Enfermagem em casa

  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional.