Quais as principais características da capoeira de Angola *?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” consiste em simular movimentos que sirvam para enganar o oponente em combate.

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.

A capoeira angola basicamente é jogada no chão, seus praticantes dificilmente utilizam golpes altos e muito rápidos sendo essa prática mais comum da capoeira do estilo regional.

Capoeira Angola: estudos indicam que o nome vem do porto de Angola, principal ponto de embarque dos escravos africanos. Para os portugueses, todos os escravos trazidos da África eram chamados de angolanos. É uma estilo mais lento, com movimentos praticados perto do solo, muito sutis.

Os negros africanos no Brasil, movidos por seu instinto de sobrevivência, reagiram desenvolvendo uma estratégia de luta: a Capoeira Angola. Disfarçando a luta em dança, o escravo pode treinar a única arma que possuia, o seu corpo.

Angola é um país localizado na África. É banhado pelo oceano Atlântico e possui diversas formações vegetais, como florestas, savanas e desertos. A sua história é marcada pela colonização portuguesa, que influenciou as práticas culturais da população, como a língua e a religião.

Mestre Pastinha (s.d.) afirma que na Capoeira Angola “os instrumentos que compõem o conjunto são: Berimbau, pandeiro, reco-reco, agogô, atabaque e chocalho”, Atualmente, utilizam- se dois pandeiros e ainda o chocalho denominado caxixi.

As músicas na capoeira Angola são chamadas de ladainhas, louvações e corridos, elas são executadas especificamente para a realização da roda de capoeira.

A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos.

A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido.

Vicente Ferreira Pastinha

Em 5 de abril de 1889, nascia Vicente Ferreira Pastinha, responsável pela difusão da Capoeira Angola, bem como pela reunião e organização dos princípios e fundamentos de um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Os toques que caracterizam a Capoeira Regional são: São Bento Grande, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Cavalaria, Idalina e Iúna.

O principal movimento da Capoeira é a Ginga,é dela que vai partir qualquer um dos 52 golpes da Capoeira,fora as combinações. Na Capoeira de angola a ginga é diferente,é uma coisa mais malandra,eles não gingam mecanizado igual na Regional.

Vicente Ferreira Pastinha

Em 5 de abril de 1889, nascia Vicente Ferreira Pastinha, responsável pela difusão da Capoeira Angola, bem como pela reunião e organização dos princípios e fundamentos de um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Mestre Pastinha

Mosaico cultural | Há 35 anos, partia Mestre Pastinha, criador da capoeira de Angola.