Quais as principais características comuns entre as igrejas luteranas e calvinistas?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Resposta:Livre tradução da Bíblia, culto em língua nacional, extinção do celibato, abolição do uso de imagens e incentivo ao comércio.

Defendiam a supressão dos cultos aos santos e às imagens e a maioria dos sacramentos, exceto o batismo e a euca- ristia. Pregavam o uso dos idiomas nacio- nais nas celebrações e no exame da Bí- blia.

- Ambas são reformadas, pois receberam influências diretas da Reforma Protestante dos anos 1500; - A Luterana e calvinista não se considera católica; a Anglicana, sim; - O sistema de organização (pastores, pastores-sinodais/bispos, igreja/templo/abadia) de uma e de outra são bem diferentes.

Resposta. todos foram contra a Igreja católica,No luteranismo,Martinho Lutero foi com as indulgências da igreja.No Calvinismo João Calvino foi Perseguido por causa das suas Idéias protestantes. Ja no Anglicanismo,as suas crenças são nas sagradas escrituras como fonte para que a humanidade alcance a vida plena.

Igreja Luterana
A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Resposta verificada por especialistas. São características básicas tanto do Luteranismo quanto do Calvinismo, enquanto credos cristãos, o monoteísmo, a crença em Jesus Cristo e a santidade da Bíblia.

Além da religiosidade, o calvinismo defendia outros princípios morais. A doutrina, por exemplo, enxergava no trabalho uma grande virtude a ser valorizada pelo cristão fiel. Assim, a riqueza pessoal e os lucros obtidos com o trabalho, vistos como pecado pelo cristianismo, eram também uma forma de honrar a Deus.

question. Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras, ou seja, por aquilo que os cristãos realizassem em vida, enquanto Calvino defendia que a salvação, só poderia acontecer por meio da predestinação, onde tudo já estaria determinado por Deus.

b) O luteranismo foi favorecido pelo apoio dos prín- cipes alemães, interessados nas propriedades ecle- siásticas. Já o calvinismo veio ao encontro dos inte- resses da burguesia, criando uma ética que com- patibilizava religião cristã e prática capitalista.

A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero. Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana.

Nesse ponto há uma grande diferença com o catolicismo. Seriam os clérigos católicos que avaliariam – no mundo material, pois no espiritual seria Deus – se a pessoa seria salva ou não, utilizando a prática da confissão. No calvinismo era a própria pessoa a regular sua conduta, interiorizando esses preceitos morais.

Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento. Essas defesas iam ao encontro dos interesses da burguesia de Genebra, que acolheu Calvino e cedeu-lhe grande espaço para atuação política.

Diferenças entre calvinismo e luteranismo
A principal diferença está na salvação. Enquanto os luteranos acreditam que a fé e as boas obras do fiel os conduzem à salvação, os calvinistas consideram a salvação como algo já consumado e definido por Deus antes da criação do mundo.

Os luteranos acreditam que a salvação é obtida em decorrência das nossas atitudes e pela fé. Os Calvinistas, por sua vez, pregam a Doutrina da Predestinação - crença de que o destino de cada um já estaria traçado por Deus.

b) Por que luteranismo e calvinismo espalharam-se por diversas regiões da Europa e o anglicanismo concentrou-se sobretudo na Inglaterra? Resposta: O luteranismo e o calvinismo ofereceram “respostas”, no campo espiritual, para uma população de grande religiosidade num tempo de crise e de mudanças na Europa.

Três semelhanças entre a Doutrina Luterana e a Católica são a fé monoteísta, o batismo e a aceitação de Jesus Cristo como o messias e salvador da humanidade.

Resposta: O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

As Igrejas Luteranas, como já citamos, se identificam como Igreja Evangélica no nome. O mesmo pode ser visto na identificação de uma das maiores igrejas pentecostais no Brasil, que traz em seus templos “Igreja Evangélica Assembleia de Deus”.