Quais as principais áreas cerebrais envolvidas no processo de memorização?

Perguntado por: ibittencourt4 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As regiões cerebrais envolvidas no aprendizado e no armazenamento de habilidades motoras são as regiões do encéfalo relacionadas à motricidade, quais sejam, o cerebelo e os núcleos da base (conhecido também como corpo estriado) (Fuster, 2003).

hipocampo

O hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico. O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções.

Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. Quando captamos informações através dos órgãos visuais elas são encaminhadas para diferentes partes do córtex visual.

A psicologia cognitiva demonstra que os processos de memória podem ser subdivididos em três operações básicas: codificação (entrada), armazenamento (manutenção) e evocação (acesso e produção) cada uma representando um estágio no processamento da memória.

Lobo Temporal

Lobo Temporal: localizado nas proximidades da orelha, ele é responsável pela percepção da audição, possibilitando análise dos sons. Além disso, funciona como processador da memória e das emoções.

ácido gama-aminobutírico

O ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central, está associado às emoções e memória.

lobo frontal

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano. Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa.

Como guardamos informações? O nosso cérebro usa diversas regiões para armazenar informações, ou seja, não há um lugar específico desse órgão em que as informações são guardadas. Contudo, você que ainda é estudante ou que gosta de renovar os seus conhecimentos irá estimular principalmente o seu hipocampo.

Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.

Os estímulos que o estudante recebe durante uma aula chegam ao cérebro pelos órgãos dos sentidos e ativam diferentes conjuntos de neurônios, conectados entre si, cada um deles envolvido com uma função mental importante para a aprendizagem. A atenção seleciona as informações e o cérebro dá um significado a elas.

O hipocampo desempenha vários papéis cruciais, incluindo a regulação de emoções, motivação, atividade hormonal, atividade autonômica e formação de memória. É particularmente importante para o processo de aprendizagem e para compreender as relações entre o que foi aprendido.

Memória e aprendizagem: como potencializar estas habilidades para um cérebro mais saudável?

  • Memória sensorial: É responsável pelo armazenamento inicial e breve dos estímulos externos. ...
  • Memória de curta duração: ...
  • Memória de longa duração:

Este processo é dividido em três fases, denominadas aquisição, estocagem e recuperação.