Quais as primeiras letras a serem ensinadas?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Ensinar os sons das letras, portanto, nada mais é que desenvolver a consciência fonêmica. Para ser capaz de manipular os fonemas para formar novas palavras, as crianças aprendem primeiro a isolá- los, identificá-los e categorizá-los. Elas só aprendem a segmentar uma palavra em fonemas, quando já passaram por essa fase.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Aprender as letras do alfabeto, sua ordem e reconhecer seus fonemas e grafemas. Nomear as letras do alfabeto e recitá-las na ordem; reconhecer fonemas e grafemas; comparar palavras. fonemas e grafemas. grafemas e fonemas do alfabeto.

A letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão - letrinha de fôrma – trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e exige uma maior agilidade e outras habilidades motoras da criança.

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.

Importância da letra cursiva
Porém, estudiosos já confirmaram que a letra cursiva ainda pode colaborar para o desenvolvimento cerebral do ser humano, porque desenvolve áreas no cérebro responsáveis pela linguagem, pela memória de trabalho e pelo pensamento.

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

“Essa prática garante a formação das bases necessárias para a construção de outras linguagens”, comenta. Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse.

As 5 melhores atividades para ajudar na alfabetização

  • Jogo da memória das letras;
  • Jogo das sílabas;
  • Qual é a palavra;
  • Pescaria dentro da palavra;
  • Ortografia.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.

METODOLOGIA DAS ATIVIDADES DO MÉTODO FONÉTICO

  • F – J – M – N – V – Z. ...
  • L – S – R – X. ...
  • B – C – P – D – T – G – Q. ...
  • K – W – Y. ...
  • CH – NH – LH – RR – SS – GU – Q. ...
  • C – G – R – S – L – M – X.

O neurocientista Stanislas Dehaene estuda há 20 anos o impacto dos números e das letras no cérebro humano. Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Idade para alfabetização
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.

Com atividades que incentivam o ensino da pronúncia e o reconhecimento das vogais, os pequenos atingem uma melhor compreensão de como as palavras são escritas. As vogais são muito importantes no ensino da Língua Portuguesa e, para que a criança aprenda os sons e a grafia, é necessário criar uma rotina de exercícios.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

E somente depois que a criança aprender por completo as vogais, você irá começar a ensinar as consoantes. Mais importante do que saber o nome das letras consoantes, é também saber o som que elas emitem. Faça isso através de brincadeiras e materiais lúdicos.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.