Quais as primeiras atividades para alfabetização?

Perguntado por: idias . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Tendo posto que o melhor material de letramento e alfabetização dependerá de cada criança, algumas sugestões são as seguintes:

  • Varal de letras;
  • Livros infantis de qualidade;
  • Cubos de sílabas;
  • Quebra-cabeça de letras;
  • Atividades impressas e/ou na lousa para aprender a “desenhar” as letras e depois escrever;

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

Confira 7 atividades de leitura e escrita para sair da rotina!

  1. Palavras do dicionário. ...
  2. Jogo das emoções. ...
  3. Uma história na perspectiva de uma formiga. ...
  4. Soletrando. ...
  5. Entrando no personagem. ...
  6. Apresentação em caixa de cereais. ...
  7. Projetos literários.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

primeiro. as consoantes mais fáceis de ser ensinadas são aquelas que são fáceis para pronunciar e sustentar o som por um determinado.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

As fases da alfabetização

  • Nível Pré-Silábico.
  • Nível Silábico.
  • Nível Silábico-Alfabético.
  • Nível Alfabético.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

Quais são os principais métodos de alfabetização?

  • Método alfabético.
  • Método fônico.
  • Método silábico.
  • Palavração.
  • Sentenciação.
  • Método global.

Atividades de Escrita para fazer na Escola

  • Montar o alfabeto juntos:
  • Troca-troca de histórias:
  • Reescrever histórias já conhecidas:
  • Trabalhar em cima da primeira letra do nome:
  • Escrita sobre o dia:
  • Lista de Mercado:
  • Jogar Stop:
  • Bingo da Alfabetização.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. (EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.