Quais as práticas de linguagem da BNCC?

Perguntado por: acosta9 . Última atualização: 30 de maio de 2023
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No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. A diferença central refere-se à inserção da análise semiótica.

na produção de textos com significados mais precisos. (somente anos iniciais); campo artístico-literário; campo das práticas de estudo e pesquisa; campo jornalístico/midiático; campo de atuação na vida pública.

Unidades temáticas: arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.

Ao misturar sons e letras, imagens, gestos etc., a BNCC deixa à margem a questão essencial da linguagem verbal como instrumento semiótico, que possibilita à criança interagir com a cultura escrita e por meio dela interagir com o outro, de forma a constituir-se nesse processo.

Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).

Principais práticas pedagógicas

  • Valorização dos alunos. A valorização dos alunos precisa permear todo o trabalho pedagógico, afinal, todo o trabalho dos educadores é voltado para o aprendizado dos estudantes. ...
  • Socialização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Protagonismo dos estudantes. ...
  • Aprendizagem contemporânea.

A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.

O espaço da língua portuguesa na escola é garantir o uso ético e estético da linguagem verbal, fazer compreender que na linguagem é possível transformar/ reiterar o social, o cultural, o pessoal; aceitar a complexidade humana, o respeito pelas falas como parte das vozes possíveis e necessárias para o desenvolvimento ...

BNCC Linguagem: competências específicas
Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Linguagem é o sistema simbólico usado para representar os significados em uma cultura, abrangendo seis componentes: fonologia (sons da língua), prosódia (entonação), sintaxe (organização das palavras na frase), morfologia (formação e classificação das palavras), semântica (vocabulário) e pragmática (uso da linguagem).

Atividades de Linguagem é um espaço da nossa web na qual você encontrará exercícios, tarefas, brincadeiras e atividades destinada ao desenvolvimento da linguagem da criança, preparando-a para o processo de alfabetização e letramento.

O campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc.

As manifestações, a comunicação, ocorrem na escola das mais diversas formas que são intituladas de linguagens, entre elas destacam-se: a linguagem oral, contação de história, linguagem audiovisual, linguagem mediada pelas artes visuais - pintura, colagem, modelagem, linguagem lúdica.

A linguagem é uma atividade humana, histórica e social e de que A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido, ou seja, é uma forma de ação interindividual, orientada para uma finalidade específica (...)

Utilizar na escola diversas linguagens traz um impacto significativo na aprendizagem e no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de propiciar momentos lúdicos, brincadeiras, e diversos signos de linguagem, incidindo no desenvolvimento afetivo, socioemocional.

Um dos principais objetivos de se trabalhar a oralidade é desenvolver nas crianças as capacidades linguísticas, falando e escutando.