Quais as posições para anestesia?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

O paciente fica deitado de costas, com os braços ao longo do corpo, os membros inferiores estendidos e os pés ligeiramente separados. A posição da cabeça deve estar em alinhamento com a coluna vertebral.

A posição de Fowler serve tanto para manter a pessoa confortável durante o pós-operatório e recuperação em uma unidade de saúde, quanto para alguns tipos de operação.

Existem basicamente quatro tipos de anestesia: local, plexular, geral e os bloqueios espinhais. Cada uma serve para um objetivo específico, e seja por questões de estética ou saúde, é sempre importante saber o que distingue uma da outra.

A anestesia divide-se em três fases: indução anestésica, trans-operatório e recuperação pós-anestésica.

Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

Posição prona
É a escolha das cirurgias na coluna. O tórax deve ficar apoiado nos coxins com grande abertura, permitindo a respiração normal e reduzindo a pressão intra-abdominal.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

Basicamente, trata-se da mudança de posição de uma das pernas, que é dobrada e afastada da outra. O objetivo é facilitar o acesso a órgãos do sistema digestivo e excretor. Entre eles, o reto, intestino grosso e rins.

14) Na posição de canivete ou (ou de Kraske) o paciente é colocado em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

Posição de Proclive
O decúbito Proclive, ainda é utilizado para reduzir a pressão pulmonar em processos longos, assim como, evita a aspiração de secreções, por exemplo.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

A anestesia local é o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo, habitualmente na pele. Ao contrário das anestesias geral e regional, que devem ser administradas por um anestesiologista, a anestesia local é usada por quase todas as especialidades.

De acordo com Viviane, a potência da bupivacaína é quatro vezes mais forte que a da lidocaína. No corpo, o efeito começa entre seis a oito minutos.

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.

Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)