Quais as piores Sindromes do mundo?

Perguntado por: handrade3 . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quais são os exemplos de doenças raras que existem?

  • Transtorno de Pica. ...
  • Delírio de Capgras. ...
  • Síndrome de Stendha. ...
  • Síndrome de Diógenes. ...
  • Síndrome de Paris. ...
  • Síndrome da Mão Alheia. ...
  • Síndrome do sotaque estrangeiro. ...
  • Síndrome do cadáver ambulante.

Entre os distúrbios cromossômicos, a síndrome de Down é de longe o mais comum e o mais bem estudado. Em cerca de 95% dos pacientes, tal síndrome envolve a presença em dose tripla do cromossomo 21 (Figura 2).

Hoje são conhecidas pelo menos 12.000 síndromes diferentes. Um número substancial delas, tem o nome dos médicos ou outras pessoas que as descobriram e caracterizaram pela primeira vez. Outras são nomeadas após o paciente ter inicialmente apresentado os sintomas.

Síndrome de Paris é um distúrbio psicológico transitório exibido por alguns indivíduos que visitam Paris ou outro local da Europa Ocidental decorrente do choque extremo ao descobrir que o local visitado não é aquilo que fora idealizado.

A Síndrome de Alice no País das Maravilhas (AWS) é uma condição rara e com poucos estudos desenvolvidos. É caracterizada por causar episódios temporários de distorção e de desorientação da percepção. A pessoa com essa síndrome pode se sentir maior ou menor do que realmente é.

Síndromes mais comuns

  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.

Existem condições, como a síndrome de Edwards e a síndrome de Patau em que, apesar de haverem casos vivos com 10-20 anos, há uma tendência a serem ditas como incompatíveis com a vida. Eu mesmo tenho dois casos de síndrome de Edwards e um com síndrome de Patau com três anos, dezoito anos e quatro anos respectivamente.

Você já ouviu falar na polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), também chamada de paramiloidose? Esta condição hereditária degenerativa que atinge cerca de 5 mil brasileiros é considerada uma doença rara — como são definidas as patologias que afetam menos de 65 indivíduos a cada 100 mil habitantes.

Não se sabe qual é número exato de doenças raras existentes, porém estima-se que sejam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Até agora a Organização Mundial da Saúde (OMS) já conseguiu catalogar mais de 5 mil dessas síndromes.

É uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos.

Os principais transtornos denominados como Neuróticos podem se classificar por síndromes fóbicas, obsessivo-compulsivas, histéricas, hipocondríacas e neurastênicas (atualmente encaixadas nas síndromes de fadiga crônica).

A Síndrome de Barber Say (BSS) é um transtorno congênito raro. Trata-se de uma displasia ectodérmica, que manifesta através de alterações leves ou graves no desenvolvimento dos cabelos, pele, unhas, glândulas écrinas, dentes e também o sistema nervoso central.

Tratam-se de medos exagerados diante de objetos ou situações que não justificam a intensidade da reação. O sujeito costuma saber o quão desmedido e absurdo é o seu medo. Não raro estão associados a experiências desagradáveis ou a associações simbólicas.

Síndrome de Jerusalém é um grupo de fenômenos mentais envolvendo a presença de ideias obsessivas de temática religiosa, delírios ou outras experiências de cunho psicótico que são desencadeadas por, ou que levam a uma visita à cidade de Jerusalém.

A síndrome de Prader-Willi é uma doença congênita, que afeta o sistema nervoso central, causando um atraso leve ou moderado no desenvolvimento físico e mental, distúrbios de aprendizagem, alteração no comportamento, no desenvolvimento sexual e uma necessidade involuntária e constante de comer.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Alguns pacientes que tenham epilepsia tipo focal, que é a epilepsia que começa no regime específico no cérebro, podem depois de crise convulsiva desenvolver fraqueza que a gente chama de paralisia de Todd.

Introdução: A Síndrome do Sotaque Estrangeiro (SSE) é uma alteração da parte central do sistema nervoso, cuja manifestação principal é uma afasia que mimetiza foneticamente o sotaque de determinado idioma.