Quais as perguntas que cai na prova da ANAC?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Os assuntos abordados em cada grupo são divididos da seguinte maneira:

  • Emergência,
  • Sobrevivência e Segurança;
  • Primeiros Socorros e Saúde;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta e Conhecimento Gerais de Aeronaves.

O curso teórico de Piloto Privado do Aeroclube de São Paulo está dividido em 5 matérias que abrangem todos os conteúdos cobrados na banca ANAC. As matérias são navegação de voo visual, teoria de voo, meteorologia, regulamentos de tráfego aéreo e conhecimentos técnicos de aeronaves.

São mais de 1100 páginas de conteúdo técnico, para resolver 60 perguntas e tendo que acertar no mínimo 42. O que vou abordar aqui no post é exatamente isso, dicas para ser aprovado na prova teórica da ANAC.

Não é difícil, mesmo. É raro um aluno nosso que não consegue passar na prova da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. A ANAC não exige que você faça um curso e frequente salas de aulas. Você pode comprar os livros, estudar em casa, fazer as provas na agência e só depois de aprovado, pisar em um aeroclube.

A prova da ANAC é dividida em:

  • Emergência, Sobrevivência e Segurança.
  • Primeiros Socorros e Saúde.
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta.
  • Conhecimentos Gerais de Aeronaves.

O Santos Dumont English Assessment - SDEA é o exame desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para verificar o nível de proficiência na língua inglesa de pilotos, conforme o disposto na regulamentação pertinente, qual seja, Anexo 1 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e RBAC 61.

Não há limites de vezes para se refazer a prova, mas há o preço. Cada prova custa R$ 86,42 para ser realizada, totalizando R$ 432,10 para as 5 matérias. O valor tem de ser pago a cada vez que o candidato for refazê-la, inclusive nas ocasiões de Segunda Época.

9. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

R$ 432,10

Para realizar o exame, você deverá agendá-lo junto à ANAC e pagar uma GRU (guia de recolhimento da união) no valor de R$ 432,10.

Matérias do bloco 1: Segurança e Emergência, Sobrevivência, Animais peçonhentos, Combate ao fogo.

30 minutos

O candidato deve fazer a prova em até 30 minutos por bloco.

O que fazer depois da prova da ANAC para ser comissário de voo

  1. Tire sua foto. Para começar, procure um bom estúdio fotográfico e faça fotos de qualidade para seu currículo. ...
  2. Monte seu currículo. ...
  3. Envie o currículo para as empresas de aviação. ...
  4. Prepare-se para os processos seletivos.

A remuneração variável de Comissário De Bordo em Brasil é de R$ 3.454, variando entre R$ 1.833 e R$ 32.250. As estimativas de salários têm como base 120 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Comissário De Bordo nessa localidade (Brasil).

A iniciativa faz parte do programa Voo Simples e busca atender a um número maior de candidatos com eficiência, celeridade e economia. Todos os exames teóricos da ANAC são aplicados exclusivamente pelas unidades da FGV em funcionamento.

Matérias do bloco 2: Sistema de Aviação Civil, Regulamentação da Aviação Civil e Regulamentação da Profissão do Aeronauta; Segurança de Voo e Fator Humano na Aviação Civil podem ser incluídas no bloco mas não tem questões que tratem diretamente desses tópicos.

Matérias do bloco 4: Conhecimentos Gerais de Aeronaves e Teoria de Voo (questões 1 a 200), Navegação Aérea (questões 201 a 300) e Meteorologia (301 a 400).

Quem pode fazer segunda época? Candidato com 5 matérias, ficando reprovado em até duas – desde que tenha obtido 30% de aproveitamento na(s) matéria(s) em que tenha sido reprovado. O prazo para realização de exame de segunda época é de no máximo 90 (noventa) dias a contar da data da realização do primeiro exame.

Durante o processo, os candidatos realizam provas de conhecimento técnicos, portugês, raciocínio lógico e de língua estrangeira. Por esse motivo, é importante o domínio de um segundo idioma no âmbito profissional. A maioria das companhias aéreas sugerem duas opções de entrevista inglês ou espanhol.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 14 questões de cada bloco, o equivalente a 70% de acerto em toda a prova. Para fazer a prova, é necessário realizar um agendamento online e se dirigir uma das sedes da ANAC espalhadas pelo Brasil. O exame é inteiramente digitalizado é feito via computador.