Quais as perguntas feitas no CRAS?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Algumas perguntas comuns incluem:

  • Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc.
  • Informações familiares: composição familiar, renda familiar, moradia, saúde, etc.
  • Informações sobre a situação atual: motivo da procura pelo CRAS, problemas e necessidades atuais, etc.

Resposta: É importante: Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Para o responsável pela família, de preferência mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.

Para que os componentes da família sejam incluídos no Cadastro Único, o Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve, obrigatoriamente, apresentar CPF ou Título de Eleitor no ato da entrevista. Estes documentos são importantes para garantir que não haja multiplicidade de identificação de pessoas.

O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.

CPF; RG; Carteira de Trabalho; ou. Título de Eleitor.

Perguntas de entrevista de Assistente social

  • Pergunta 1: Por que você escolheu a profissão de assistente social? Como responder: Não deixe de expressar sua vontade de ajudar outras pessoas. ...
  • Pergunta 2: Como você lida com situações de alta pressão? ...
  • Pergunta 3: Quais etapas você segue para indicar recursos aos clientes?

Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 até R$ 210,00 (situação de pobreza), a entrada no Programa acontece somente se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.

- RG; - Carteira de Trabalho; - Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena. Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e um comprovante de matrícula das crianças ou adolescentes que estão na escola.

Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.

O CadÚnico entra no sistema em até 45 dias depois de feito o pedido. A vantagem de o cadastro ser feito pela prefeitura, é que o acesso se torna mais fácil para a população. Basta apenas ir até o CRAS mais próximo para realizar o seu cadastro .

Prazo de aprovação do Auxílio Brasil
O órgão tem um prazo de 45 dias para dar a resposta sobre a aprovação do benefício. E, para o benefício ser liberado, é preciso haver disponibilidade para que novas famílias sejam incluídas no programa.

Após a atualização do cadastro, você deve esperar cerca de 45 dias para o seu nome entrar no sistema. Mas é importante ligar 0800 707 2003 para saber se seu benefício está liberado, tá?

O Ministério da Cidadania destacou que fazer parte do Cadúnico não garante a aprovação imediata no Auxílio Brasil. O ingresso das famílias vai depender de questões orçamentárias e da atualização das informações do cadastro da família - os dados devem ser atualizados obrigatoriamente a cada dois anos.

A resposta é sim. É possível trabalhar com carteira assinada e continuar recebendo o Auxílio Brasil. Isso acontece por causa da Regra de Emancipação, que permite que as famílias continuem recebendo o auxílio por até 24 meses, mesmo que tenham sido contratados e a renda familiar tenha aumentado.

O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Para ser cadastrado, é necessário CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família. Para as demais pessoas da família é necessário, pelo menos, um desses documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; Título de Eleitor.

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111. Depois digite o seu CPF ou NIS.

1)Defesa severa dos direitos sócio-assistenciais; 2)Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e comunitários; 3)Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial ...