Quais as partes que compõem uma palavra?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

As palavras são formadas por elementos, como o radical, os afixos (prefixos e sufixos), as desinências (nominais e verbais), as vogais temáticas, e as consoantes e vogais de ligação.

A estrutura das palavras está relacionada com os elementos que compõem os vocábulos. Ela abrange o estudo de diversos elementos mórficos (morfemas): radical, tema, afixos (prefixos e sufixos), desinências, vogal temática, vogais e consoantes de ligação.

Os principais processos de formação são:

  • Derivação. Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. ...
  • Derivação Prefixal. ...
  • Derivação Sufixal. ...
  • Derivação Prefixal e Sufixal. ...
  • Derivação Parassintética. ...
  • Derivação Regressiva. ...
  • Derivação Imprópria.

A divisão silábica consiste na identificação e delimitação das sílabas de cada palavra, como em me.sa e li. vro. As sílabas são as unidades maiores que constituem a palavra, que por sua vez, são formadas a partir da sequência de elementos (vogais e consoantes).

A divisão silábica é a separação das diferentes sílabas que formam uma palavra. Uma sílaba é um pequeno conjunto de fonemas emitidos em uma única emissão de voz. No português, a vogal é o núcleo da sílaba. Assim, cada vogal corresponde a uma sílaba, não havendo sílabas sem vogais.

As palavras são formadas por elementos, como o radical, os afixos (prefixos e sufixos), as desinências (nominais e verbais), as vogais temáticas, e as consoantes e vogais de ligação. Há dois principais processos de formação de palavras: por derivação e por composição.

O processo de criação de novos vocábulos é conhecido como formação de palavras. Há apenas dois mecanismos que permitem o surgimento de um novo item lexical na língua: a formação de palavras – que se serve dos recursos oferecidos pela própria língua – e a importação estrangeira.

Significado de Prefixo
adjetivo Fixado antecipadamente. substantivo masculino [Gramática] Morfema que, anteposto a uma palavra, lhe altera e, às vezes, lhe reforça o sentido. Música, sinal, ruído que uma estação de rádio ou de televisão repete no início da transmissão de um programa, para fins de identificação.

Para descobrimos a raiz de determinado grupo de palavras, é necessário eliminarmos os afixos, a vogal temática e desinências. O elemento morfológico comum entre todas elas poderá ser a raiz, marcando então sua referência semântica. Exemplos: Do latim = ferrum.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Introdução. Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

Assim como a derivação, a composição é um dos processos de formação de palavras, as quais são unidas a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. Essa composição dá origem a novas palavras que possuem significado próprio. A palavra 'couve-flor', por exemplo, é composta pelos substantivos 'couve' e 'flor'.

Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.