Quais as partes do corpo que a caminhada mais trabalha?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Quais as partes do corpo que a caminhada trabalha? Estamos falando de um exercício muito completo, pois a caminhada força o corpo todo a se movimentar. As pernas, os braços, os abdominais, as costas, o coração, o pulmão por conta da respiração, que é uma parte necessária.

Os músculos da parte inferior do corpo são os mais usados durante uma caminhada – glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas são os principais, diz Boyle. Você também usará os músculos do braço ao balançar os braços; e seu núcleo, ombros e parte superior das costas são ativados para ajudá-lo a manter a postura.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

Nesse sentido, um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

50 minutos

O objetivo desse exercício é, acima de tudo, manter-se ativo e saudável. A prática pode acontecer até mesmo quando você sair para passear com seu animal de estimação, mas o percurso deve durar, pelo menos, 15 minutos sem interrupções. O tempo ideal de caminhada para iniciantes costuma ser entre 30 e 50 minutos por dia.

Além de engrossar a perna, a caminhada com subida contribui para que os músculos dos glúteos também sejam fortalecidos.

Apesar da caminhada ser uma excelente atividade física, isoladamente ela não consegue provocar um ganho de massa muscular, nem mesmo nos membros inferiores. Os músculos são formados por fibras que, ao receberem estímulos, reagem para se adaptar ao estresse e, assim, crescem.

O personal trainer Caio Signoretti afirma que “uma hora de caminhada pode queimar, aproximadamente, 300 calorias”. Sendo assim, quanto maior for o tempo que você passa caminhando, aumentando a potência dos passos, mais eficiente será esse gasto calórico e mais peso você conseguirá perder.

Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um exercício aeróbico. Para você ter uma ideia, após a atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora.

Dá para eliminar até 150 calorias ao sair pra dar uma voltinha de 30 minutos no quarteirão. É que o corpo em movimento eleva a temperatura interna e acelera o metabolismo. Perfeito pra compensar aquele brigadeiro que você comeu depois do almoço.

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física; Variar a intensidade e a velocidade da caminhada; Evitar a monotonia, procurando variar o percurso.

Faz bem para o coração
Andar regularmente reduz o risco de ataques cardíacos e doenças cerebrovasculares. Além disso, reduz o colesterol LDL (ruim e aumenta o HDL (bom). A proposta é caminhar 30 minutos em ritmo acelerado todos os dias para evitar esses problemas e cuidar da saúde do seu coração.

Para o emagrecimento, por exemplo, a corrida queima mais calorias por minuto que a caminhada. Por isso, entre fazer 30 minutos de uma ou de outra, correr será mais eficiente. Isso significa que para uma caminhada gastar a mesma quantidade de calorias que a corrida é necessário mais tempo de exercício.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse.

1 – Natação: Um dos esportes mais completos de todos, a natação emagrece e define o corpo. Ao nadar os quatro estilos, crawl, costas, peito e borboleta, a pessoa trabalha todos os músculos do corpo. Além disso, é um esporte divertido e relaxante, que ajuda também na redução da gordura corporal.

Manter uma boa técnica vai ajudá-lo a melhorar o trabalho muscular durante as caminhadas.

  1. 1 – Incline-se para frente. ...
  2. 2 – Siga um treino fracionado nas suas sessões.
  3. Pouco a pouco, acelere o ritmo da caminhada aumentando a frequência ou a amplitude dos passos. ...
  4. 3 – Acrescente algumas subidas.

Tenha um programa de caminhadas
Quem está começando a fazer caminhadas leves deve praticar durante 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana. Para emagrecer, o ideal é fazer caminhadas de 1 hora no mínimo, de acordo com os especialistas no assunto.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.