Quais as partes de música?

Perguntado por: lbaptista3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros.

Há 3 partes principais de uma canção: o verso, o refrão e a ponte. Como dissemos, estes são os blocos da construção de uma composição.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1.

Melodia. É uma sequência de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  1. Sertanejo. ...
  2. Forró ...
  3. Samba. ...
  4. Bossa Nova. ...
  5. Funk. ...
  6. Rap. ...
  7. MPB.

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

No tempo composto as notas são agrupadas em grupos de três, isto quer dizer que se agruparmos seis colcheias em dois grupos de três, cada grupo terá a duração de uma semínima pontuada, ou seja um três tempo.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que organizam a estrutura composicional de textos/gêneros discursivos poéticos, como os poemas e as letras de músicas.

Como identificar o refrão? O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe. Denominado também de estribilho, ele se encontra presente nas canções e nas criações literárias, como, por exemplo, os poemas.