Quais as partes da ecologia?

Perguntado por: uxavier8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o meio ambiente. A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia.

Fatores bióticos e abióticos, população, comunidade, ecossistema, cadeia alimentar, sucessão ecológica, habitat, nicho ecológico e relações ecológicas são alguns dos principais conceitos dessa disciplina.

Conceitos de Ecologia, tais como habitat, nicho ecológico, população, comunidade e ecossistema, devem ser estudados para o melhor entendimento dessa parte da Biologia.

Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo.

Ecologia é o estudo das interações entre os seres vivos e o ambiente, bem como os impactos resultantes dessas interações.

Função da ecologia
A ecologia tem a função de abordar o impacto da ação do homem sobre o planeta e como o clima age sobre os seres do meio ambiente, como fauna e flora, por exemplo.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Exemplo: ecologia aquática, que abrange a limnologia (cursos d'água não marinhos) e pode ser estudada enquanto Ecologia Animal ou Vegetal. Demoecologia: é o estudo da dinâmica das populações, analisando como varia a riqueza das espécies, como e por que isso ocorre, etc.

A ecologia é uma área da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente em que vivem. Estudando-a podemos compreender melhor, portanto, as interações existentes entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

São eles: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).

Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.

A Biosfera pode ser estratificada por três regiões: Litosfera: camada superficial sólida da Terra; Hidrosfera: representa o ambiente líquido; Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.

Divisão da biosfera

  • Epinociclo: é a porção terrestre da biosfera. Formado pelos biomas terrestres como as florestas, savanas, campos e desertos, além dos seres vivos que habitam esses ambientes;
  • Talassociclo: é a porção aquática marinha da biosfera. ...
  • Limnociclo: é a porção constituída por água doce.

Dentre os ecossistemas terrestres, estão florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Já como exemplo de ecossistemas aquáticos, pode-se citar rios, mares, oceanos e lagos.

Para poder prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar. Por isso, ela é necessária para a criação de planos de preservação de organismos vivos e modelos de previsão sobre o planeta.

A ecologia ambiental preocupa-se em discutir questões que afetam a integração entre os seres e a Terra, ocasionadas principalmente pelo desmatamento, emissão de dióxido de carbono, aquecimento global e as ações predatórias do homem.

Anatomia, Genética, Evolução, Botânica e Zoologia são algumas das áreas da Biologia. O biólogo é o profissional responsável pelo estudo da vida. Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida.