Quais as palavras que Pitágoras criou?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga. Segundo ele “tudo é número”, frase que indica uma explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática”.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.

Pitágoras e o monocórdio
Pitágoras percebeu que ao tocar a corda esticada ele ouvia um som, mas dividindo-a o som era outro. Essa lógica gerava sons em escalas — e essa descoberta deu origem às escalas musicais, que servem de base para a criação de diversos instrumentos musicais.

Euclides

O teorema de Pitágoras foi descoberto por um grego chamado Euclides que era fascinado por cálculos Egípcios.

A filosofia pitagórica considerava os números como a essência de todas as coisas e creditava a eles uma existência real e distinta, tendo como lema “tudo é número”.

Leonor conta que para Pitágoras, o que traz felicidade é um grau de saber, ter um sentido de vida, saber o que se busca. “Para ele, a felicidade plena só podia ser vivida pelo sábio, de modo que dela vamos nos preenchendo à medida que alcançamos a sabedoria, conhecendo a nós mesmos e a natureza”, diz.

Uns dizem que morreu em um naufrágio de circunstâncias misteriosas; outros, que se suicidou como autocastigo, dando, assim, liberdade a sua alma para buscar a purificação em outro corpo; dizem ainda que um grupo de pitagóricos o matou, normalmente na descrição, afogado, e há inclusive a teoria que diz que Pitágoras em ...

O princípio de tudo seria, então, um elemento infinito, porém definido: o ar. O filósofo compreendeu o ar como uma substância que permeia todos os corpos e objetos da natureza. As características de cada ser variariam, então, de acordo com a quantidade (maior ou menor) de ar que eles contivessem.

A palavra arché deriva do grego “arkhé,és”, com o sentido de origem, princípio, começo.

Em comum com os ensinamentos do orfismo, Pitágoras ensinava que todos os seres eram semelhantes entre si porque compartilhavam a mesma origem divina. A presença do divino em tudo é expressa pelo pitagórico Filolau como “harmonia”.

Ninguém sabe ao certo quem o inventou originalmente, mas considera-se que seu criador começou a partir de um conjunto de motivos religiosos previamente existentes. O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Criador. Foi diante desse contexto que o monge beneditino italiano Guido de Arezzo, que viveu no século XI, elaborou um sistema de notação musical seguido até os dias atuais.

Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números. Essas considerações levaram os gregos a uma construção teórica, de onde nasce a matemática.

Música. Para Pitágoras a música era o melhor meio de purificar a alma. Os termos criados por ele são usados até hoje, como "média harmônica" e "progressão harmônica". Como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o universo em movimento.

Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição.

Como surgiu a primeira escala musical? Assim como muita coisa na nossa a vida, as escalas musicais têm sua origem na Grécia Antiga, e um dos grandes responsáveis por isso foi o matemático Pitágoras de Samus.

A fórmula é muito usada na construção, por exemplo, para calcular a quantidade certa de material, ou no caso de um avião pousando, para saber a distância até a pista de pouso”, explica o pesquisador do IMPA Vinicius Ramos, da área de geometria simplética.

O teorema de Pitágoras pode ser útil para encontrar o valor da hipotenusa ou de um dos catetos de um triângulo retângulo. Além disso, observe que muitas figuras geométricas possuem ângulos retângulos e isso permite, de certa forma, calcular diagonais, distância entre vértices e muitas outras características.