Quais as palavras que mudaram a grafia com o tempo?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Alguns exemplos são as palavras fruto (em vez de fructo), sinal (signal), sábado (sabbado), tesouro (thesouro) idade (edade), igreja (egreja), máquina (machina), filosofia (philosofia), manhã (manhan) e química (chimica).

Com a evolução da língua, o pronome de tratamento Vossa Mercê passou por modificações: “vossemecê”, “vosmecê”, até chegar a “você”. De forma bastante natural, esse pomposo pronome foi se popularizando e hoje é preferencialmente usado em detrimento do pronome pessoal “tu”.

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

4. Uso do trema. O trema foi eliminado da forma padrão da língua portuguesa segundo o novo acordo. Antes, o correto era utilizá-lo sobre a letra “u”, em palavras como linguiça, tranquilo, bilíngue, consequência, entre outras.

Qual das palavras abaixo teve sua grafia modificada recentemente por conta de acordo ortográfico a entrar em vigência no Brasil? Ideia.

Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

Antirracista, compliance, negacionismo, coworking, judicialização, feminicídio, sororidade, pós-verdade e necropolítica são algumas das novas palavras presentes na 6ª edição do Volp.

Palavras como Pariz, inglez, commercio, telegramma, commissão, assumptos, anniversarios mantinham a grafia antiga. Diante da irritação de intelectuais com a revogação do acordo, as regras aprovadas em 1931 acabaram sendo homologadas em 1938, mas só foram implantadas em 1941.

advérbio Num tempo remoto; em tempos antigos; nos tempos de outrora; antes. substantivo masculino Época que não é muito antiga, quando comparada ao momento atual: age como os pais de antigamente.

A forma antigamentepode ser [derivação de antigo] , [advérbio] ou [nome masculino] .

Vossa Mercê era um pronome de tratamento, ou seja, um tipo de palavra que servia para se referir a determinadas pessoas que devessem ser respeitadas. Depois de um tempo, Vossa Mercê acabou virando Vosmecê, que era o modo como a maioria das pessoas falava Vossa Mercê.

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

Resposta: a forma correta, com o acordo ortográfico, será "pera", sem o acento circunflexo. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971.

O Acordo Ortográfico de 1990 valoriza o critério fonético (ou da pronúncia), com certo detrimento do critério etimológico. É o critério da pronúncia que dita a supressão gráfica das consoantes mudas, ainda mantidas fora do Brasil, essencialmente por razões etimológicas.

Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.