Quais são as palavras de baixo calão?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Palavras de baixo calão são palavras que possuem conteúdo impróprio, inadequado, chulo, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral. Como exemplo, podemos citar as gírias que buscam ofender determinadas pessoas.

Posição ou cargo mais alto em um escalação, cargo executivo mais alto na hierarquia empresarial; classe privilegiada.

São utilizadas para definir exageiros, para xingamentos ou para expressar raiva. Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.

Sinônimos de Baixo calão

  1. Baixo calão. Sinônimos de Baixo calão: chulo impróprio ofensivo rude obsceno agressivo imoral palavrão.
  2. Linguagem chula. Sinônimos de Linguagem chula: linguagem de baixo calão linguagem descuidada palavrões baixo calão.
  3. Linguajar chulo.

substantivo feminino Perda das graças, das boas relações que se tem com alguém; desfavor. Acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura. Condição de infelicidade; desdita: o tsunami foi uma desgraça sem precedentes. Situação angustiante; em que há aflição; angústia.

Baixo calão
Palavras de baixo calão, calão de baixo nível em Portugal ou simplesmente, palavrões, são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular e coloquial, exceto por licença poética. Falou palavras de baixo calão ofendendo os seus ouvintes.

substantivo masculino Linguagem grosseira, indelicada, que tende a ofender: baixo calão. [Pejorativo] Linguajar próprio de um grupo; gíria: calão dos médicos. Linguajar expressivo com características humorísticas ou transgressoras. adjetivo [Portugal] Diz-de da pessoa preguiçosa; indolente.

1. Em Portugal o termo é usado para insultar violentamente alguém do sexo feminino que vive de expedientes, que não tem objetivos.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Síndrome de Tourette é uma doença que afeta crianças e provoca comportamento estranho. O paciente tem vários tiques, xinga e fala palavrões em público, tudo isso de forma involuntária.

Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento. Isso pode valer a pena, pelo menos às vezes.

Resposta: o primeiro palavrão do mundo foi "cabeludo". Explicação : Naquela época não tinha máquina de cortar cabelo e tesoura , e o primeiro palavrão que também pode ser chamado de xingamento foi " cabeludo " .

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Pense em outras maneiras de se expressar.

  1. Ao invés de dizer “#@$% o chefe!”, diga “Estou muito bravo com o chefe agora”, ou algo equivalente. Repare em como são mais poderosos e bem recebidos seus sentimentos quando você não xinga.
  2. Você pode também substituir os palavrões por palavras mais neutras, como “droga!

Resposta verificada por especialistas. Para se referir a uma determinada palavra, utiliza-se o termo "baixo calão".

Como se pode ver no Quadro 1, o 'palavrão' mais utilizado é porra, com 103 ocorrências, o que equivale a 42% do total de dados!