Quais as origens das brincadeiras tradicionais brasileiras?

Perguntado por: aAvila7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis.

Os jogos tradicionais recebem forte influência do folclore, nesse sentido, os contos lendas e histórias dos portugueses se fizeram presentes em brinquedos e brincadeiras brasileiras (apud BERTOLDO E RUSCHEL, 2011).

Os portugueses eram grandes navegadores, navegavam pelo mundo inteiro, por isso a colonização portuguesa trouxe para o Brasil várias brincadeiras e jogos da Europa, da Ásia, da África e da América como: o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa e outros.

Quais são as vantagens e os benefícios de brincar de amarelinha.

  • Queimada. As crianças podem brincar de futebol e queimada num quintal grande, numa quadra de esportes, dentro do condomínio e até mesmo na praia. ...
  • Cabo de Guerra. ...
  • Esconde-esconde. ...
  • Cabra-cega. ...
  • Passa anel. ...
  • Batata quente. ...
  • Pula Sela. ...
  • Morto-vivo.

A maioria dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras chegou até aqui através da vida dos povos que deram origem à nossa civilização, vindos da Europa e até mesmo do Oriente, outros já mantêm sua origem aqui, como é o caso da cultura indígena.

Quais brincadeiras populares têm origem indígena?

  • Peteca.
  • Queimada.
  • Bolinha de gude.
  • Cabo de guerra.
  • Perna de pau.

6 brincadeiras antigas que estimulam

  1. Amarelinha. Lembra como o asfalto ficava marcado com os desenhos da amarelinha depois que a diversão terminava? ...
  2. Passa-anel. Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! ...
  3. Bolinha de Gude. ...
  4. Esconde-esconde. ...
  5. Cinco Marias. ...
  6. Pique-bandeirinha.

Grande parte dos jogos tradicionais popularizados no mundo inteiro, como o jogo de saquinhos (ossinhos), amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa e outros, chegou ao Brasil por intermédio dos primeiros portugueses.

Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros. São transmitidos pela oralidade, sua origem é desconhecida, sabe-se que são provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos.

os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração.

Trazidas por escravizados, elas se transformaram, dando origem a brincadeiras brasileiras. Juliana Cavalli, responsável pela oficina, usou como referência o livro “Brincadeiras africanas para a educação cultural”, de Débora Alfaia da Cunha.

Amarelinha. De origem Romana, a amarelinha surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados, mas quem trouxe a brincadeira para o Brasil, foram os Portugueses. O nome “amarelinha” é uma interpretação incorreta da palavra de origem francesa “Marelle”, que se refere à pedrinha usada para marcar as casas do jogo.

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

O resgate das brincadeiras tradicionais seria uma forma de valorizar a cultura lúdica infantil, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social tanto das crianças, como de adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Os jogos tradicionais, populares propriamente dito, são compreendidos como uma forma de manifestação cultural presente no cotidiano do indivíduo, sendo atividades transmitidas oralmente de geração a geração de maneira espontânea.

As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua, são jogos que surgiram dos costumes populares. São passadas de geração em geração, como uma herança cultural.

O mercado de jogos eletrônicos no Brasil iniciou oficialmente nos anos 1970, com a fabricação dos primeiros videogames nacionais. Desde então, esta indústria ganhou cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Atualmente, as oportunidades no setor gamer são enormes.

Brincadeiras africanas, como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, fogo na montanha, mancala e banyoka são tão variadas quanto os povos e paisagens do continente. A Lei 10.639/03, de 1996 tornou obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Corrida do saci. Ótima brincadeira para estimular a coordenação e o equilíbrio. Essa brincadeira também tem origem nas tribos indígenas do Mato Grosso – Kalapalo.