Quais as normas da Vigilância Sanitária para confeitaria?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

os cabelos dos manipuladores devem estar presos e cobertos por toucas, não sendo permitido o uso de barba; as unhas dos profissionais devem estar curtas e sem esmalte/base; é proibido o uso de joias e maquiagem durante a produção de alimentos; padeiros e cozinheiros devem usar avental, botas e toucas.

o local deve conter pia para o asseio de utensílios e equipamentos, em material impermeável e liso; paredes, pisos e tetos devem ter revestimento liso, impermeável, lavável e livre de rachaduras. O piso deve ser antiaderente e com declive adequado em direção aos ralos.

Qualquer estabelecimento que esteja vinculado a alimentação ou a saúde precisam adquirir a licença sanitária. Desse modo, o cadastro é válido para todas as empresas, sejam elas produtoras, comerciantes de alimentos ou distribuidores, uma vez que todas têm responsabilidade quanto a saúde pública.

A Vigilância Sanitária de alimentos tem como principal atribuição a fiscalização de estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos com vistas a promover as boas práticas na produção e manipulação dos mesmos, possibilitando assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos a ...

A primeira visita objetiva apenas apontar os processos, a infraestrutura e os materiais que podem colocar em risco a saúde pública. Nessa ocasião, será lavrado um termo de visita sanitária contendo todas as medidas adotadas durante a inspeção, bem como as orientações e advertências.

– Como funciona o MEI para confeiteiro independente?

  • Não ser sócio ou titular em outra empresa;
  • Possuir um faturamento de, no máximo, R$ 81 mil por ano;
  • Contratar em regime CLT apenas um funcionário para seu negócio.

Critérios do MEI
A profissão de confeiteiro está entre as atividades permitidas ao MEI, contudo, é importante ressaltar que o interessado deverá cumprir outros critérios para se formalizar e, dentre eles está o faturamento máximo de até R$ 81 mil por ano e não possuir outra empresa ou ser administrador.

Sim, a CNAE 4721-1/02 - Padaria e confeitaria com predominância de revenda, pode ser MEI de acordo com as leis atuais.

Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 – Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 – Regula o processo administrativo no âmbito da administração pública.

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: 1 - o controle de bens de consumo que, ...

24/05/2021

  1. 1 – Mantenha o local de trabalho limpo e organizado:
  2. 2 – Nunca guarde produtos de limpeza junto aos alimentos:
  3. 3 – Tenha seu Controle de Pragas em dia:
  4. 4 – Tome cuidado com a água:
  5. 5 – Mantenha os alimentos perecíveis sob refrigeração:
  6. 6 – Zele pela higiene dos seus colaboradores:

Roubos, furtos e extravios de medicamentos.

Podem ser denunciadas situações de más condições sanitárias, presença de pragas, rotulagem inadequada de produtos, intoxicação alimentar após consumo de alimentos e outras situações que possam gerar agravo à saúde do consumidor.

Telefone: (61) 3462-5700. Onde: Canais de atendimento da própria empresa prestadora dos serviços (companhia aérea, empresa de turismo, etc.) Caso persista o problema, acesse a plataforma consumidor.gov.br.

A vigilância sanitária para panificadoras é uma fiscalização que visa a correta manipulação e armazenagem dos alimentos, assim como a devida conservação dos estabelecimentos.

Recomenda-se não usar bigodes; As unhas devem estar sempre curtas, limpas e sem esmalte. Usar desodorantes inodoros ou, então, que apresentem perfume suave; Usar maquiagem leve e não usar perfume.

Banheiros. Banheiros e vestiários devem estar longe do local de preparo dos alimentos; Devem ser mantidos limpos e organizados; É necessário papel higiênico, sabonete líquido, álcool em gel anti-séptico, papel toalha e lixeiras com tampa e pedal.

A licença sanitária é um documento emitido pela vigilância sanitária. O objetivo da LISA é proteger e promover a saúde pública da população, e isso acontece por meio de ações legais e de fiscalização.

Isso pode ser feito através de consulta na internet ou acessando a página da Receita Federal Brasileira. Com essa identificação em mãos, você precisará visitar o site da prefeitura da cidade onde sua empresa está sediada para saber quais são os documentos exigidos para a liberação da sua atividade comercial.

O acompanhamento pode ser feito pelo usuário diretamente no portal da Agência, por meio do link http://portal.anvisa.gov.br/consulta-a-situacao-de-documentos1.

Depois de solicitar a sua licença de funcionamento, a Vigilância Sanitária inclui o seu restaurante, lanchonete ou bar em uma programação de inspeção, baseada no risco sanitário. Quanto maiores forem os riscos para contaminação de alimentos, maior também será a prioridade para a fiscalização neste local.